O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode fazer mudanças no gabinete com a saída de integrantes do União Brasil, segundo admitiu o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT). “O União Brasil vem apresentando o desejo de reformulação dos seus três ministros indicados.
É absolutamente natural que um partido queira apresentar isso”, declarou Padilha. “Governo é igual a um rali, de vez em quando, durante o rali, temos que trocar o motorista, trocar o pneu. O que importa é estar no caminho certo. Este é um governo que tem rumo, não está em questão a qualidade da gestão”, comentou.
O ministro esteve com Lula em reuniões com líderes partidários e parlamentares para analisar a primeira reformulação do gabinete desde o início do governo.
A possibilidade da demissão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), e outros integrantes da legenda do centrão aumentou após as derrotas sofridas pelo governo na Câmara, comandada pelo poderoso Arthur Lira (PP), que disse que o Executivo “entendeu” a necessidade de fazer modificações no gabinete para alcançar uma “melhor” relação com deputados.