O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na noite desta segunda-feira, 19, para Roma, onde se reunirá na quarta-feira, 21, com o papa Francisco e o presidente da Itália, Sergio Mattarella.
Segundo agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula embarca de Brasília para Recife às 20 horas e, às 23h59, pega o avião para Roma.
De acordo com a programação provisória da Presidência, o presidente terá nesta terça, 20, um encontro com o professor Domenico De Masi, especialista em estudos sobre o trabalho e catedrático da Universidade de Roma La Sapienza.
No dia seguinte, Lula se reunirá com o papa Francisco, Mattarella e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que chegou a visitá-lo na cadeia em Curitiba em 2018, quando era eurodeputado.
Durante a passagem pela Itália, o presidente deve apresentar seu plano de paz para a Ucrânia, com a criação de um clube de países facilitadores do diálogo entre Kiev e Moscou.
Também deve falar sobre a preservação da Amazônia e mudanças climáticas, além do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. Lula já antecipou no sábado, 17, no Pará, que convidará o Papa para visitar Belém, sede da COP30.
Essa será a primeira visita de Lula à Itália e a segunda à Europa em seu terceiro mandato.
Após Roma, na quinta-feira, 22, o líder sul-americano participa de uma cúpula em Paris convocada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, para a criação de um novo pacto financeiro global.
Há expectativa sobre um encontro bilateral entre os dois chefes de Estado, com uma agenda que deve incluir Ucrânia, Amazônia e o pacto UE-Mercosul.
Já na sexta-feira, 23, Lula participa de um encontro de alto nível da cúpula e do evento “Power our Planet”, ao qual foi convidado por Chris Martin, vocalista da banda Coldplay.