Os resultados do Projeto de Revitalização e Conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade foram apresentados na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) na quinta-feira, 6. Ao todo, 117.601 mudas foram plantadas, além de 548 hectares e 319 nascentes recuperadas. Com investimentos na ordem de R$ 6,976 milhões, o projeto foi realizado pelo governo federal em parceria com o Instituto Brasileiro dos Recursos Ambientais e Assessoria Rural (Ibramar) e Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, e contou com o apoio da Semarh e do Comitê de Bacias Hidrográficas.
METAS SUPERADAS
Junto com a equipe técnica, o presidente do Ibramar, Cláudio Leal, apresentou os resultados do projeto e destacou o sucesso da primeira fase. “Essa primeira fase do projeto foi um sucesso total, superamos as metas, conseguimos plantar mais de 117 mil mudas, recuperamos 548 ah e 319 nascentes, superando todas as expectativas. Nossa expectativa é implementar a fase 2 do projeto, já passamos pela fase de avaliação do edital e esperamos dobrar a meta da fase 1”, resumiu o presidente do Ibramar. Na próxima etapa, o projeto tem a meta de aumentar para 150 mil mudas.
RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS
Marcello Lelis elogiou o trabalho realizado na gestão dos recursos hídricos e avaliou os resultados apresentados. “Hoje apreciamos resultados extraordinários, com superação de metas e acreditamos que poderemos avançar ainda mais, trabalhando juntos, na fase 2 desse projeto. Bem como o compromisso com a quantidade e qualidade da água, esse projeto de revitalização e conservação de Bacia Hidrográfica é uma das importantes iniciativas de sucesso, que conta com apoio do Governo do Tocantins”, destacou o secretário da Semarh.
PROJETO
Durante a apresentação a equipe técnica do Ibramar realizou a descrição do projeto e os resultados alcançados. Um dos objetivos foi disseminar ações e intervenções ambientais no manejo integrado da Bacia Hidrográfica. Além da sensibilização, as atividades tinham ainda o objetivo de promover a recomposição da vegetação de áreas, com espécies do bioma cerrado. Nesta edição o projeto superou a meta de proteção e recuperação de 500 hectares em áreas de proteção permanente (APP) hídrica, recuperação de nascente e recarga de aquíferos. Foram realizadas 740 visitas, firmados 199 acordos e 150 termos de compromissos.
PARTICIPAÇÃO
Também prestigiaram a apresentação o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional José Roberto Carlos Cavalcante, a secretária Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre do Tocantins Diane Rodrigues da Silva, a secretária Municipal do Meio Ambiente de Rio da Conceição Eliane Pereira Lima, o diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh Aldo Azevedo, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade Mário de Sena Filho, além de componentes das equipes técnicas da Caixa e do Ibramar.