O secretário estadual da Cultura, Tião Pinheiro, esteve reunido na manhã desta sexta-feira, 14, com os titulares das pastas dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Narúbia Werreria, e da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Beto Lima, e com Cristiane Peres, representando o Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), para tratar da participação do Tocantins na programação da Cúpula da Amazônia, que acontece em Belém (PA).
CONTRIBUIÇÃO DAS DEMAIS PASTAS
Durante a reunião, Tião Pinheiro apresentou a programação do fórum, que terá três painéis de debates sobre cultura, economia criativa e meio ambiente. A ideia é que as outras pastas contribuam com as discussões no fórum, fortalecendo a participação do Tocantins no evento. Também serão convidadas a contribuir as secretarias da Educação e da Mulher.
PAPEL DA CULTURA
O I Fórum Internacional visa promover diálogos sobre o papel da cultura no desenho de uma visão estratégica voltada para criação e fortalecimento de uma cultura e cidadania climática para a Amazônia. É organizado pela Câmara Técnica de Cultura e Economia Criativa – da qual a Secult faz parte – no âmbito do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, correalizado pelo Ministério da Cultura (MinC).
A PROGRAMAÇÃO
A Secretaria da Cultura (Secult) estará presente nos Diálogos Amazônicos, evento de 4 a 6 de agosto que reunirá agências governamentais e sociedade civil organizada do Brasil e demais países amazônicos, e integra a programação da Cúpula da Amazônia (8 e 9 de agosto). A Secult participará, ainda, do I Fórum Internacional – Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática, 7, também na capital paraense. A programação inclui plenárias organizadas pelo governo federal, com ampla participação social, e atividades auto-organizadas por entidades da sociedade civil, academia, centros de pesquisa e agências governamentais.