Das 20 pessoas feridas no acidente de ônibus que ocorreu na madrugada deste domingo, 28, no trevo do município de Novo Jardim, próximo a Dianópolis, quatro ainda permanecem internadas no Hospital Geral de Palmas (HGP). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o quadro clínico de todos os pacientes é estável.
As vítimas receberam os primeiros socorros no Hospital Regional de Dianópolis. Segundo a unidade, dos 20 passageiros que estavam feridos sete foram transferidos para o HGP. Os demais, foram liberados.
São eles: Adalberto Batista Soares Cardoso, Talyson José Barbosa Lopes, Flávio Rocha Rodrigues, Luzilândia de Sousa Lisboa, Alyce Sousa Lisboa, Thaylon Vinicius Lopes, Josefa de Jesus Arcanjo, Antônia Jaine Arcanjo, José Carneiro de Sousa Neto, Marques Cristina Oliveira dos Santos, Cloves Bezerra de Moura, Dayvys Ribeiro do Nascimento e Edna Eliana Oliveira.
Já Aderice Oliveira Vaz foi transportada pelo helicóptero da Secretaria de Segurança Pública, porque estava em estado grave, mas passou por cirurgia e seu quadro agora, segundo a Sesau, é estável. Eder Mestre Aguiar, Sandra Almeida Freitas e Racabe Luiz dos Santos estão internados, em observação. Já Francisco Carlos dos Santos, Bruna Tatiana de Jesus Meneses e Rosângela Rodrigues Duarte receberam alta.
LEIA MAIS
— Acidente com ônibus próximo a Dianópolis mata 7 e deixa 20 feridos
O governo do Tocantins publicou nas redes sociais um chamamento para que as pessoas procurem o HGP e o Hemocentro da Capital para doar sangue. Os estoques estão baixos em função das férias. “Mobilize seus familiares e amigos. As doações podem ser realizadas no Hospital Geral de Palmas e no Hemocentro. Doe sangue! Salve vidas!”, diz o chamamento do governo.
Vítimas fatais
Segundo apurou o CT, 27 pessoas estavam no ônibus no momento do acidente, Além de feridos, a tragédia causou a morte de sete pessoas no local.
Entre as vítimas estava Nayara Gomes Santos, 33 anos. Ela era natural de São Bernardo do Campo (SP), mas lecionava na Escola Municipal do Tucunzinho, na zona rural do município de Dianópolis, desde 2015. Ela era solteira, não tinha filhos e seu corpo foi levado para ser sepultado em Corrente (PI).
A prefeitura lamentou com profundo pesar a morte da servidora e mencionou que durante três anos foi uma profissional que se destacava com muita dedicação, profissionalismo e ética à rede municipal de ensino. “Nayara deixa um legado de exemplo, responsabilidade e comprometimento com a educação do nosso município”, diz a nota.
O Sindicato dos Servidores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet) também lamentou o ocorrido e disse que se solidariza com a dor dos familiares, amigos e dos que com ela conviveram. Segundo a entidade, Nayara “deixa um legado de contribuições ao desenvolvimento da Educação em toda a sua carreira, em especial na zona rural de nosso município”.
Outra vítima fatal foi Dilma Raimundo de Sousa, servidora do Banco do Empreendedor do Tocantins (BEM), órgão do governo do Estado. Conforme nota do banco, Dilma deixa o filho Guilherme, de 13 anos, e o esposo Wanderley. Seu corpo foi levado para Bahia, de onde vinha quando sofreu o acidente.
Também morreram no acidente: José de Jesus Ribeiro, morador de Dianópolis, Jecy Cirqueira, Angela Raquel Vanolli Mourão, Maria Francisca Ferreira de Sousa e Caroline Tavares Lustosa, do Piauí.
Acidente
As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil de Dianópolis. O responsável pelo caso é o delegado Afonso José Azevedo de Lyra Filho.
De acordo com a Polícia Militar, o motorista do ônibus da empresa Real Maia, que fazia a linha Barreiras (BA) a Palmas, relatou que ao chegar no trevo de Novo Jardim, houve uma falha nos freios e não conseguiu controlar o veículo ao fazer a curva, vindo a tombar.
O condutor se apresentou na delegacia e o veículo está regular com o Código de Trânsito Brasileiro.
No local foi constatado sete óbitos e 11 vítimas com lesões, sendo que duas ficaram presas às ferragens, em seguida foram retiradas pela equipe do Corpo de Bombeiros e socorridas no Hospital Regional de Dianópolis.
Segundo a PM, as vítimas fatais foram encaminhadas a Delegacia de Polícia Civil de Dianópolis, sendo possível identificar três. Conforme a corporação, as demais se encontravam sem condições de identificação.
Todos os corpos foram levados, posteriormente, ao Instituto Médico Legal de Natividade.
O CT acionou a empresa Real Maia, que se limitou a dizer que está aguardando as investigações.
Confira a íntegra da nota da Sesau:
“A Secretaria de Estado da Saúde informa que dos sete pacientes transferidos do Hospital Regional de Dianópolis para o Hospital Geral de Palmas, três já receberam alta. Ainda se encontram no HGP quatro pacientes recebendo os cuidados da equipe multidisciplinar da unidade, todos com estado de saúde estável.”
Confira a nota de pesar da prefeitura de Dianópolis:
É com muito pesar, que a Prefeitura de Dianópolis comunica o falecimento da servidora, Nayara Gomes Santos, professora de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde o ano de 2015, lotada na Escola Municipal do Tucunzinho, na zona rural do município.
Nayara era natural de São Bernardo do Campo (SP), tinha 33 anos, era solteira, não tinha filhos, trabalhava e residia em Dianópolis e foi vítima de um acidente de trânsito envolvendo um ônibus, na madrugada deste domingo, na TO-040, que vitimou mais seis pessoas, deixando outras 20 feridas.
A Prefeitura lamenta com profundo pesar a morte da servidora e destaca que durante três anos foi uma profissional que se destacava com muita dedicação, profissionalismo e ética à rede municipal de ensino. Nayara deixa um legado de exemplo, responsabilidade e comprometimento com a educação do nosso município.
O corpo da professora será levado para a cidade de Corrente, no Estado do Piauí, onde será velado e sepultado. Neste momento de dor, a Prefeitura se solidariza com familiares e amigos.
Confira a nota de pesar do Sintet:
“Nota de Pesar
É com imenso pesar que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins – SINTET comunica o falecimento da senhora Nayara Gomes Santos, Professora da rede municipal de Dianópolis, ocorrido nesta madrugada em grave acidente.
A professora Nayara Gomes Santos deixa um legado de contribuições ao desenvolvimento da Educação em toda a sua carreira, em especial na zona rural de nosso município.
O SINTET se solidariza com a dor dos familiares, amigos e dos que com ela conviveram nas esferas profissional e pessoal, rendendo-lhes homenagens ao trabalho por ela realizado.
A todos, nossas condolências nesse momento de luto e consternação.
Dianópolis, 28 de janeiro de 2018
Jailton Alves Pereira
Presidente”