A superintendência estadual do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) autuou na terça-feira, 1º, o Bradesco de Colinas do Tocantins por demora no atendimento, que chegou a bater 2 horas e 24 minutos de espera. O banco autuado tem o prazo de 20 dias para apresentar defesa por escrito. Caso não seja deferida, uma multa será estabelecida. A Lei 3.454 de 2019 prevê que as instituições financeiras devem garantir atendimento ágil e eficiente. Além disso, devem disponibilizar pessoal suficiente e necessário no setor de caixas, de forma a garantir um atendimento em tempo razoável. “O tempo limite para as instituições financeiras prestarem um serviço de excelência aos consumidores é de até 20 minutos em dias normais e de até 30 minutos em vésperas ou após feriados. É fundamental que o consumidor fique atento e denuncie qualquer prática que desrespeite seus direitos”, ressalta Magno Silva, diretor de fiscalização do Procon Tocantins.