A Assembleia Legislativa (Aleto) recebeu na manhã desta quarta-feira, 9, um Projeto de Lei do deputado Júnior Geo (Podemos) que propõe a proibição da realização de provas físicas em concursos públicos nos horários de elevado calor no Tocantins, entre 10 e 15 horas.
JUSTIÇA
Conforme o deputado, todo o processo de seleção e ingresso dos candidatos em concursos precisa ser pensado para que seja realizado de forma justa. “Moramos em uma região de grande intensidade solar e em virtude disto, precisamos estabelecer regras para a aplicação dos testes físicos. São recorrentes os casos em que pessoas passam mal e, em alguns casos, chegam a falecer durante as provas. É nosso dever buscar meios que garantam a integridade dos candidatos”, afirma Geo.
CASOS DE MORTE REGISTRADOS NO PAÍS
A proposta apresentada por Geo, expõe alguns exemplos de casos que levaram candidatos à morte. Recentemente, em Juiz de Fora, Minas Gerais, houve o caso do jovem que faleceu após passar mal em teste físico no concurso da Polícia Militar, depois de uma parada cardiorrespiratória no momento da prova. Outro caso, foi de uma jovem de 25 anos que também veio a falecer após realizar o Teste de Aptidão Física (TAF) da PM do Mato Grosso.