Ser advogado é exercer uma profissão árdua, que exige postura ética, disciplina e infinitas horas de estudo e atualizações. Talvez por isso o Dia do Advogado seja comemorado no mesmo Dia do Estudante, uma vez que tanto uma atividade como a outra, não pode prescindir do aprendizado contínuo. O papel do advogado é vital para a construção de uma sociedade mais justa. De fato, é uma munus público consagrado no art. 133 da Constituição Federal e no art.2° do Estatuto do Advogado, sobressaindo a máxima de que o advogado é indispensável à administração da justiça.
Parafraseando o consagrado jurista uruguaio, Eduardo Juan Couture, o advogado deve ter fé no Direito, como o melhor instrumento para a convivência humana, crer na Justiça como destino normal do Direito e na paz como sucessora da justiça. Porém, primordialmente, ter fé na Liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz.
Nesta data em que comemoramos o dia do profissional cuja honrosa missão é lutar pelo respeito à lei e pela Justiça, manifesto minhas sinceras congratulações às advogadas e advogados tocantinenses, sobretudo àqueles que exercem a advocacia pública, cujo ofício eu mesmo já tive a honra de desempenhar, além, obviamente, de existir uma estreita ligação com a missão do Tribunal de Contas.
ANDRÉ LUIZ DE MATOS GONÇALVES
É ex-procurador-geral do Estado e conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO)