A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) informa que o fornecimento de energia foi retomado em todo o País já na tarde desta terça-feira, 15. Avaliações preliminares do Ministério de Minas e Energia (MME) confirmam que o problema não envolveu o segmento de distribuição. A interrupção cortou cerca de 25% do fornecimento de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Conforme a entidade, a situação impactou entre 27 milhões e 29 milhões de unidades consumidoras nas 27 unidades da federação.
NÃO HOUVE FALHA NA DISTRIBUIÇÃO
A Abradee ainda garantiu que as distribuidoras agiram em contingência para viabilizar o restabelecimento dos serviços. “O setor elétrico é dividido em geração, transmissão e distribuição. E neste caso não houve qualquer falha no sistema de distribuição”, afirmou Marcos Madureira, presidente da entidade. “Assim que a interrupção foi identificada, as distribuidoras atuaram imediatamente para o reestabelecimento do fornecimento aos clientes, conforme orientações do ONS. As distribuidoras levam energia de qualidade para 99,8% dos lares brasileiros e trabalham para manter o fornecimento de mais de 87 milhões de clientes”, acrescentou.
PF E ABIN VÃO INVESTIGAR
Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a interrupção no fornecimento de energia elétrica registrada na terça-feira, 15, foi um evento extremamente raro. Por isso, além das apurações internas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi solicitado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também investiguem com detalhes as causas da falta de energia.“Tenho absoluta convicção de que o ONS, até pela sua característica técnica, não vai ter condição de dizer textualmente se esses eventos foram eminentemente técnicos, ou se houve também falha humana ou até dolo”, argumentou. Concessionária do Tocantins, a Energisa afirmou que a queda foi em razão de um “evento externo”.