O Programa Jurisdicional de Redução de Emissões pelo Desmatamento e Degradação (REDD+) tem sido apresentado pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcelo Lelis (PV), a outros estados. O Tocantins já divulgou o projeto ao Ceará na semana passada e para representantes do Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira, 21, em audiência remota. “Estamos em uma fase de finalização de todos os estudos, pactuação com comunidades ribeirinhas, produtores rurais,povos indígenas e tradicionais, para definição dos investimentos de salvaguardas,fundamental para o processo de validação e certificação dos créditos”, destacou o titular da Semarh sobre o processo tocantinense.
MATO GROSSO DO SUL VAI SE ESTRUTURAR
Na ocasião, titular da Secretaria do Meio Ambiente,Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) do Mato Grosso do Sul, Jaime Elias Verruck, agradeceu a disponibilidade do Tocantins e afirmou que após atender os protocolos e requisitos do processo, o estado também pretende se estruturar para se inserir no mercado e comercializar seus créditos.
APRESENTAÇÃO
A superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos, realizou uma breve apresentação do Programa Jurisdicional de REDD+ do Tocantins e suas etapas. Em seguida, o’presidente da Tocantins Parcerias (Topar), Aleandro Lacerda, mostrou o arcabouço legal adotado através do formato da Tocantins Carbono, Sociedade de Propósito Específico (SPE) constituída para possibilitar a parceria entre o Estado e a Mercuria. Na sequência foi reservado um espaço aberto para esclarecimentos de dúvidas e compartilhamento de curiosidades.
COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO TOCANTINS TAMBÉM É DESTAQUE
Outra ação do governo tocantinense com destaque são os comitês de bacias hidrográficas. O trabalho foi apresentado na semana passada durante XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) em Natal (RN). “O Tocantins é um estado com um potencial hídrico imenso e a gestão das nossas águas é feita de forma responsável e descentralizada, com a parceria dos comitês. É através deles que as políticas chegam lá na ponta, nos municípios. Por isso o Governo do Estado não mede esforços para apoiar os comitês, pra que eles cheguem a eventos nacionais como esse e possam demonstrar para os outros estados o trabalho de excelência feito no Tocantins”, afirmou Marcelo Lelis.
PRESENÇAS
Participam do evento membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade, Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antonio e Santa Tereza, Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas. Além da equipe técnica da Semarh, formada pela gerente de Gestão de Recursos Hídricos, Maria Gorete dos Santos Cordeiro, e a engenheira agrônoma Maria Gorett Rodrigues Braga.