A Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) informou nesta quinta-feira, 31, que as inscrições do processo seletivo para diretor escolar foram prorrogadas até segunda-feira, 4. A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) é quem realiza o processo.
APTOS
Para participar do processo seletivo é necessário ser servidor efetivo integrante do quadro do magistério na educação básica, ter sido aprovado no estágio probatório e possuir título de licenciatura plena ou de bacharelado com complementação pedagógica, além de atender aos critérios de competências técnico-profissionais para o exercício da função de diretor. Também é critério de seleção ter, no mínimo, três anos de experiência comprovada em docência, que não é referente só à regência.
PROFE
O processo para seleção de diretores das unidades escolares faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). A medida visa a efetivação da gestão democrática das unidades escolares estaduais e atende à Meta 22 do Plano Estadual de Educação (PEE).
ETAPAS
O processo seletivo para a função de diretores escolares terá as seguintes etapas: I – Avaliação de Competência Técnica (prova objetiva), de caráter eliminatório e classificatório; II – Entrega e Avaliação do Plano de Gestão Escolar, de caráter eliminatório e classificatório; III – Entrega e Avaliação da documentação comprobatória dos títulos, de caráter classificatório; IV – Entrevista dos candidatos, de caráter eliminatório e classificatório.
MANDATO DE TRÊS ANOS
Os aprovados exercerão o cargo de gestor escolar por até três anos, admitida uma recondução desde que se submeta a novo processo de seleção. As unidades escolares, regidas por convênios ou outros instrumentos congêneres celebrados com a Seduc, utilizam-se de outros critérios técnicos para a escolha de diretores. Entre essas escolas estão: as comunidades indígenas e quilombolas; as da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO); as Unidades Prisionais e os Centros de Socioeducação e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).