O secretário da Cultura do Tocantins (Secult), Tião Pinheiro, esteve reunido nesta segunda-feira, 23, com o conselheiro da Federação das Indústrias (Fieto), Sérgio Tavares, e com o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Fernando Fernandes, para tratar do novo edital da Lei Rouanet para fomentar produções artísticas na região Norte com R$ 24 milhões por meio de isenção fiscal, envolvendo as estatais. A audiência serviu para definir uma cooperação para mobilização de recursos.
OFICINAS DE CAPACITAÇÃO
A realização de oficinas de capacitação nos dias 27 e 28 de novembro ficou acordada na reunião. A programação acontecerá no laboratório de informática do Sesi, em Palmas. A divulgação e a mobilização dos agentes culturais serão desenvolvidas em conjunto pela Secult e Fieto. “Para a Secretaria da Cultura, é uma honra estabelecer essa parceria. Para nós, nos aliarmos a essa equipe é uma ação muito importante”, comentou Tião Pinheiro.
PAPEL DE CADA UM
Na reunião também foram discutidos os papéis de cada parceiro nessa ação, cuja intenção é ampliar o volume de projetos culturais tocantinenses financiados por meio da Lei Rouanet. “Ao longo de 2023, nós tivemos 174 projetos contemplados para todo o Norte”, destacou o superintendente do Sesi no Tocantins, Fernando Fernandes. Para o representante, o novo edital terá capacidade de alcançar até 1,2 mil projetos na região. A estimativa do Ministério da Cultura é lançar o edital nos próximos dias.
BUSCA ATIVA
A ação conjunta entre Secult e Sesi tem como objetivo oferecer habilidades técnicas para elaboração de projetos e, também, para os processos de inscrição, execução e prestação de contas. Para a superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Kátia Maia Flores, o processo de mobilização desses artistas é um trabalho de busca ativa. “Tenho conversado com possíveis proponentes que apontam algumas dificuldades, como por exemplo, na elaboração de projetos, já que a Lei Rouanet ainda é algo novo aqui. A nossa função é identificar pessoas, produtores que nunca captaram, mas que têm interesse em captar, e colocar essas pessoas em um espaço onde elas vão ter essas facilidades”, pontuou.
AGENDA
Na próxima semana, os setores técnicos das instituições vão se reunir para tratar do planejamento e cronograma de ações, visando mobilizar agentes culturais de todo o estado para estarem em Palmas nos dias 27 e/ou 28 de novembro. Também estiveram presentes na reunião, pela Secult, a secretária-executiva Valéria Kurovski, o diretor de Convênios e Prestação de Contas, Jean Carlos Silva, e a assessora de gabinete Aurielly Painkow.