BALEIA ROSSI CHAMA MARCELO
O presidente regional do MDB, o ex-governador Marcelo Miranda, se reuniu nessa terça-feira, 24, em Brasília, com o presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi (SP). Marcelo contou à coluna que foi a Brasília a convite de Baleia e que fez um relato ao presidente nacional da situação do MDB no Tocantins. Em 2022, a sigla perdeu a vaga que tinha na Câmara Federal, de Dulce Miranda, e as cinco na Assembleia.
REAVALIAR E BUSCAR ALTERNATIVAS
Contudo, o ex-governador disse que vem conversando com muitos líderes do Estado, prefeitos, pré-candidatos e parlamentares, e garantiu que a legenda está pronta para receber filiações até de mandatários na janela de março. “Temos que continuar reavaliando e buscando novas alternativas, novos companheiros que venham agregar ao nosso partido com os demais companheiros”, afirmou Marcelo.
ALEXANDRE VEM AÍ
Já nos bastidores de Brasília, o que se diz é que o presidente do MDB do Tocantins foi chamado por Baleia Rossi para ser comunicado da filiação do deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) na janela partidária de março. Segundo essas fontes, o parlamentar deve assumir o comando do MDB no Estado e ainda terá o diretório de Araguaína, hoje presidido pelo ex-vereador Ferreirinha, tio do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), pré-candidato a prefeito.
MARCELO NEGA
Marcelo negou que Baleia tenha tratado da filiação de Alexandre ou de mudança no comando do MDB no Tocantins. “Mas o partido está aberto para receber os deputados que quiserem servi-lo”, afirmou o presidente regional.
EDUARDO CRITICA SAÚDE DE PALMAS
Ao responder pergunta de um internauta, o pré-candidato a prefeito de Palmas pelo Podemos, Eduardo Siqueira Campos, criticou a situação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na gestão Cinthia Ribeiro (PSDB), mas sem citar o nome da prefeita. Segundo Eduardo, as UPAs estão sem remédio, sem médicos e sem enfermeiros. “Sim, vou construir o hospital de urgência e emergência, mas não vou deixar nenhuma UPA funcionar sem remédio, sem novos médicos, sem enfermeiros. Nós não podemos deixar o sistema de saúde colapsado”, avisou o pré-candidato. Assista:
MURILO COM DORINHA E FORTES
O médico Murilo Luiz Martins se reuniu na segunda-feira, 23, em Palmas, com a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) e o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD). Acompanhado de uma comitiva de Brejinho de Nazaré — foto –, Murilo apresentou demandas da cidade e discutiu “novos projetos políticos”, segundo material divulgado à imprensa, e projetos que podem fortalecer o município. O médico ganhou força e surgiu como pré-candidato ao ser exonerado da gestão pelo prefeito de Brejinho, Marquim Nobre (PP). Murilo avisou a Dorinha e Fortes que novidades surgirão “em breve”.
UNS PRA LÁ, OUTROS PRA CÁ
Tudo indica que Brejinho é mais uma cidade onde os governistas devem se dividir. Enquanto Dorinha caminha para apoiar Murilo, que pode até se filiar ao União Brasil, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o vice Laurez Moreira (PDT) já declararam que estarão na reeleição do prefeito Marquim.
BASE DIVIDIDA
A base deve estar dividida ainda em Gurupi, onde a prefeita Josi Nunes é do UB e conta com o apoio de Dorinha e do deputado federal Carlos Gaguim, vice-presidente estadual do partido; e em Araguaína, com a filiação do prefeito Wagner Rodrigues (ex-SD) à legenda comandada pela senadora.
DC EM COLINAS
O advogado Breno Albuquerque assumirá nesta quinta-feira, 26, a presidência de Colinas do Democracia Cristã (DC). O grupo dele garante já contar com 15 pré-candidatos a vereador e é visto como boa opção para ocupar a vaga de vice-prefeito de alguma majoritária.
GRUPO DE MARCUS
A filiação ocorrerá na Assembleia, no gabinete do deputado Marcus Marcelo (PL), a quem o grupo é ligado, com a presença do presidente estadual do DC, Lucas da Lince.
SALOMÃO VAI LANÇAR PRÉ-CANDIDATURA
Em Tocantinópolis, Salomão Barros já prepara o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito para fevereiro. Seu grupo vai realizar uma pesquisa em novembro para nortear os trabalhos, mas Salomão garantiu à coluna que vai estar na disputa pela segunda vez em 2024. Em 2020, ele concorreu e perdeu para o sobrinho, o prefeito Paulinho Gomes (PSD). Por enquanto, Salomão está no Podemos.
TRÊS PRÉ-CANDIDATOS DO PT
Também na cidade, o PT agora passou a ter três pré-candidatos. Além do presidente municipal da legenda, Alaor da Frutaria, agora estão no páreo o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, Giovani Moura, e o vice-reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Nataniel da Vera Cruz. Quem conhece a política da cidade diz que Alaor tem condições de obter 80% dos votos do indígenas – cerca de 1,2 mil eleitores –, um público em que os Gomes têm força.
DE OLHO NA PREFEITURA DE ESPERANTINA
Em visita ao gabinete da deputada estadual Vanda Monteiro (UB), o empresário e agropecuarista Marcão — foto — avisou que vai disputar a Prefeitura de Esperantina. Ele já foi candidato em 2016, quando ficou na terceira colocação, e agora diz que está bem alicerçado para uma nova tentativa, com mais experiência e muitos projetos para a cidade.
PRIMEIRA-DAMA DE PATROCINADORA
Numa competição de motocross que ocorrerá em 4 de novembro, em Mateiros, no Jalapão, entre os diversos patrocinadores figura o nome da primeira-dama do Estado, Karynne Sotero, além do governador Wanderlei e dos deputados Léo Barbosa (Republicanos) e Vanda Monteiro.
HIDROVIA DO ARCO NORTE
O senador Irajá (PSD) se reuniu nesta quarta-feira, 25, com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para pedir atenção do governo federal para o destravar o projeto da Hidrovia do Arco Norte, formada pelos rios Tocantins e Araguaia. “Saio muito feliz da minha reunião com o ministro”, afirmou o parlamentar. No vídeo que gravou com Irajá, Silvio diz que vai estudar o modelo mais viável para executar a obra, se por investimento do governo federal ou de Parceria Público-Privada (PPP). Segundo o senador, com o projeto, o Tocantins e o Araguaia serão navegáveis por mais de 1,4 mil km, impulsionando a produção, gerando mais emprego e renda no estado.