Nos dias 20 e 21 de novembro, o auditório da CDL Palmas será palco do 1º Fórum de Sustentabilidade do Estado do Tocantins. O evento, promovido pela Energisa e Sebrae, em colaboração com parceiros como BRK, Fieto e Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, busca criar um espaço de diálogo e colaboração entre os setores público, privado, sociedade civil organizada e comunidade científica.
O objetivo principal do fórum é sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a importância da construção conjunta de uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Estado do Tocantins. Para isso, o evento contará com palestrantes renomados, incluindo Marcelo Rosenbaum, Frederico Lamego e Camila Carvalho, que compartilharão suas experiências e insights sobre sustentabilidade.
Bruno Vieira, gerente do Sebrae, pontua que o fórum será baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); no engajamento dos stakeholders; respeito à diversidade e vocação natural; governança, monitoramento e transparência e nos investimentos, fatores que ele julga fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo. “Nós do Sebrae recebemos com muito entusiasmo o convite para participar da realização do Fórum. Desde o início abraçamos a ideia e estamos ajudando a tornar realidade, para que assim, possamos desenvolver estratégias assertivas e sociais para os pequenos negócios”.
O Fórum será pautado na estratégia de desenvolvimento “Tocantins Competitivo e Sustentável”, um programa do governo estadual que visa tornar o Estado competitivo e sustentável. Este programa enfoca quatro eixos principais: econômico, social, ambiental e infraestrutura, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população e promover o uso racional dos recursos naturais.
O gerente de Gestão de Projetos da Energisa Tocantins, Leandro Fernandes, também destacou a importância do Fórum e da colaboração público-privada. “O trabalho colaborativo entre o Estado, instituições públicas, sociedade civil e iniciativa privada é muito importante. Ao unirmos esforços e recursos, estamos construindo um ciclo sustentável que é essencial para a implementação bem-sucedida da estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável”, destacou. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)