O Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) será chefiado pela primeira vez por uma mulher, a coronel Andreya Bueno, nomeada nessa quarta-feira, 1º, pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
A oficial faz parte do efetivo desde 2006, quando o CBMTO foi emancipado da Polícia Militar e passou a ser uma corporação independente e autônoma. Na corporação, ela assumiu as funções de comandante operacional, comandante de Gestão de Pessoas e comandante de Correição e Disciplina (Corregedora).
DIA HISTÓRICO
O governador Wanderlei Barbosa, quem nomeou a coronel, disse que considera o dia como histórico para o Tocantins. “Estou orgulhoso de anunciar a nomeação da primeira mulher como chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros do nosso Estado. É um passo importante para o reconhecimento do talento e competência das mulheres em posições de liderança”, defendeu.
Wanderlei disse ter certeza de que a coronel Andreya “desempenhará um papel de excelência no Corpo de Bombeiros”.
NO CAMINHO CERTO
A nova chefe do Estado-Maior dos Bombeiros disse estar “muito grata pelo reconhecimento”, “Ser nomeada pelo nosso governador Wanderlei Barbosa me dá a certeza de estar no caminho certo, mas, ainda, teremos muito trabalho pela frente”, avisou. Ela avaliou que o CBMTO é “uma corporação sólida, formada por homens e mulheres que dedicam suas vidas à missão de salvar vidas”. “Sinto muito orgulho em poder representá-los no comando desta instituição”, afirmou a coronel.
PERFIL
A chefe de Estado-Maior, Andreya de Fatima Bueno, é formada em Biomedicina pela Universidade Federal do Tocantins. Foi a primeira mulher a ingressar no Curso de Formação de Oficiais Combatentes do Tocantins do CBMTO; possui Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Emergências; alcançou o posto de Tenente Coronel Bombeiro Combatente em 2019; se tornou Comandante de Batalhão do CBMTO também em 2019. Foi a primeira mulher a se tornar Coronel dos bombeiros em abril de 2023.