O vice-governador Laurez Moreira (PDT) e os secretários da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Humberto Lima; e da Agricultura (Seagro), Jaime Café, cumpriram agenda institucional nesta quarta-feira, 8, no Paraná, com o objetivo de buscar um modelo de referência de desenvolvimento agroindustrial para o Tocantins. A equipe visitou a sede da Frísia, situada na cidade de Carambeí. A cooperativa é a mais antiga do Estado, com atuação atrelada à agricultura, pecuária de leite e de corte, suinocultura, silvicultura, além de prestar serviços de armazenagem, venda de produtos agropecuários e industrialização de leite e carne.
BUSCAR PARCERIA COM QUEM TEM EXPERIÊNCIA
Laurez Moreira ressaltou que o intuito da agenda é o desenvolvimento agroindustrial. “O Paraná, a região Sul do Brasil, foi um dos principais agentes de transformação do Tocantins em um grande produtor de grãos e o que nós estamos buscando, são parceiros para que possamos continuar essa transformação; tornar o Tocantins um estado que realmente tenha a agroindústria nos seus diversos municípios, agregando valores e dando emprego para a nossa gente. E, para isso, precisamos buscar quem tem experiência na produção”, afirmou.
COOPERATIVISMO
O diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, assegurou o interesse de ser parceiro do Tocantins. “Para nós, é uma alegria receber gestores do Tocantins. A Frísia é uma cooperativa que quer levar o desenvolvimento para o Tocantins, principalmente investindo em pessoas, oportunizando para que produtores possam continuar crescendo, com produtos viáveis, e também para que o cooperativismo cada vez faça mais diferença neste Estado, onde possamos ser cada vez mais inclusivos em produção e como produtores”, anotou.
AUXÍLIO PARA EXPANSÃO DAS ATIVIDADES
Na ocasião, os dirigentes da Frísia entregaram um ofício ao vice-governador solicitando auxílio no projeto de expansão de suas atividades com foco no Tocantins, principalmente no que diz respeito às demandas operacionais que impactam sua rotina fiscal e contábil.
SECRETÁRIOS
Jaime Café destacou a importância da integração e crescimento sustentável, que são características da cooperativa paranaense. “É uma satisfação muito grande estar aqui no berço do cooperativismo brasileiro, onde a Frísia tem um protagonismo muito importante, levando a integração que é o modelo adequado, correto de crescimento e de sustentabilidade”. Humberto Lima ressaltou a relevância de discutir oportunidades para crescimento. “Estamos percorrendo o País e o mundo, discutindo todas as oportunidades para que possamos sempre estar oportunizando novos investimentos, principalmente em agroindústrias, porque trarão muitas possibilidades de emprego e renda para os tocantinenses”, pontuou.