O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, assinou uma carta de intenções para estabelecer relações de irmandade entre a província de Qinghai, da China, e o Tocantins. “Eles demonstraram que há uma certa identidade territorial, um motivo a mais para desenvolver parcerias e outras atividades”, comentou o gestor, que representou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
VISITA CHAMOU A ATENÇÃO
Secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima falou sobre a agenda. “Uma das determinações é que a gente possa amplificar as relações bilaterais do Tocantins, porque o fortalecimento do comércio exterior é uma das possibilidades de impulsionamento econômico que nós temos”, observou o gestor, que citou a missão que fez em setembro com o vice-governador Laurez Moreira (PDT). “Em setembro, nós estivemos em comitiva lá na China, no município de Xiamen, onde pudemos apresentar as potencialidades do Tocantins. E foi uma missão muito bem sucedida, que chamou a atenção de várias províncias chinesas, todas presentes na Feira Internacional. Essa visita da província de Qinghai é uma das primeiras devolutivas, de outras que virão”, projetou o gestor.
POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO
Liderando a comitiva composta de seis membros, o vice-governador do Governo Popular da Província de Qinghai, Liu Chao, apontou semelhanças de sua região com o Tocantins. “Antes de virmos, a gente pesquisou sobre o Estado e achou muito parecido com a nossa província. Isso nos deu uma dimensão da grande potência e possibilidade de crescimento, por isso escolhemos visitar o Tocantins”, afirmou.
POTENCIAIS DO TOCANTINS APRESENTADOS À COMITIVA CHINESA
Antes da assinatura da carta de intenções, no gabinete do governador, o titular da Sics, Carlos Humberto Lima, presidiu uma reunião em que várias secretarias estaduais apresentaram potenciais oportunidades de investimento do Tocantins aos chineses. Ainda estiveram presentes representantes das pastas da Agricultura e Pecuária (Seagro); do Turismo (Setur); da Cultura (Secult); e da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto).
MAIS DELEGAÇÕES
Ainda de acordo com o gestor da Sics, até o fim do primeiro semestre de 2024, o governo receberá outras delegações da China, interessadas em conhecer o Estado e buscando oportunidades de investimentos. “Estamos muito satisfeitos porque iniciamos hoje um processo de cooperação mútua e, temos a certeza de que em um curto espaço de tempo, poderá migrar para a construção de uma relação econômica bilateral”, concluiu.
IGUALDADE E BENEFÍCIOS MÚTUOS
A carta de intenções para o estabelecimento de relações de irmandade prevê a promoção conjunta de relações amigáveis, intercâmbios econômicos e comerciais entre os povos da Província e do Estado, baseando-se nos princípios da igualdade e benefícios mútuos. Também é de interesse expresso a realização ativa de intercâmbios e atividades de cooperação nas áreas de energias limpas, recursos minerais, proteção ao meio ambiente, turismo cultural e intercâmbios educacionais para os jovens membros dos territórios signatários.