A Defesa Civil Estadual vai apresentar o relatório final das atividades desenvolvidas pelos órgãos parceiros do Comitê Estadual do Fogo nesta quarta-feira, 22, no auditório do Palácio Araguaia, às 10 horas. O evento também será marcado pela abertura do 1º Seminário Estadual Sobre Manejo Integrado do Fogo, idealizado com apoio do Corpo de Bombeiro (CBMTO), Instituto Natureza (Naturatins) e Secretaria do Meio Ambiente (SEMARH) e a organização não-governamental WWF.
PRELIMINARES
Demonstrando estabilidade no enfrentamento às queimadas, Tocantins reduziu 40% da área queimada, 25% dos focos de calor e caiu da quarta para a sétima posição no ranking nacional de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em 2023. O relatório trará os resultados das ações de prevenção, controle e combate às queimadas e incêndios florestais, além das ações de fiscalização realizadas ao longo do ano.
AÇÕES
O Comitê Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais contou com 28 instituições e tem a sua Coordenação Geral feita pelo Comando de Ações de Defesa Civil (Codec). As ações, em 2023, iniciaram em março, com a reunião de abertura e aprovação do plano de ação e se estenderam até o final do período de estiagem, quando inicia o período de chuvas, e cessam as ocorrências de incêndios florestais.