O vereador Ygor Cortez (UB) foi à Tribuna da Câmara de Araguaína nesta quinta-feira, 7, para sair em defesa da política tributária praticada pelo Poder Executivo. O assunto tem sido alvo do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), pré-candidato a prefeito, e foi repercutido pela coluna Em Off. O parlamentar municipal criticou uma fala do adversário de que a alíquota araguainense do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é de 5%, contextualizando a informação. “Eu fui averiguar: temos 167 linhas de cobrança de ISS no município, das quais mais de 120, ou seja, quase, 80%, estão na casa de 2% e 3%”, ressaltou.
ANTECIPAÇÃO DO PERÍODO ELEITORAL OU FALTA DE CONHECIMENTO
Ygor Cortez argumenta que o deputado espalhou uma inverdade, tendo em vista que a média de cobrança de ISSQN em Araguaína é de 2,8%. “Considerada baixa visto que o teto é de até 5%”. “Foi um equívoco por parte do parlamentar, não sei se no calor de antecipar o período eleitoral ou por falta de conhecimento. Mas, estou aqui para esclarecer”, acrescentou. O vereador salientou, ainda, que o município não tem responsabilidade por eventuais bloqueios de contas ou retenção de dinheiro de devedores de impostos. “Quem determina é a Justiça. Temos que ser bem claro”, ponderou.
DIFERENÇA NA APLICAÇÃO
Na sequência, o vereador lembrou que a própria Câmara já comparou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) – outro alvo de Jorge Frederico – com o de Propriedade sobre Veículos Automotores (IPVA). “Temos impostos do município, estaduais e federais. Se compararmos, o IPVA é muito mais alto, há uma disparidade bem grande. Na comparação com os dois, a gente vê duas saúdes, por exemplo. A do município quase não temos reclamação e do Estado nós temos diversas, a prova é uma fila extensa com falta de atendimento”, rebateu.
Confira o pronunciamento: