ALVO FOI JANAD
Não convenceu o meio político a fala do deputado estadual Júnior Geo (Podemos) ao programa Conversa Franca, na rádio Conexão 98.1 FM, dos jornalistas Maju Cotrim e Luiz Pires, na segunda-feira, 4, de que não vê sua colega de Assembleia Janad Valcari (PL) como sua principal adversária na pré-campanha da disputa pela Prefeitura de Palmas. O comentário geral à coluna, que repercutiu nessa quinta-feira, 7, os principais trechos da conversa de Geo com os jornalistas, é de que todos as alfinetadas dele – nominais e nas entrelinhas – tiveram Janad como alvo.
AGE COMO SE NÃO QUISESSE
Outro ponto observado é que o parlamentar dizer que quer o apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), mas age como se não quisesse. Aí citam a tentativa dele de impedir a homenagem à irmã do governador, a assistente social Márcia Barbosa Castro, que passou a emprestar seu nome à Escola Estadual Santa Fé, na Capital; e agora a movimentação de Geo para criar dificuldades e constrangimentos ao Palácio na tramitação da Reforma da Previdência, a matéria tida como a mais importante do ano para o governo na Assembleia.
TENTAM MINIMIZAR
Claro que os aliados do deputado e ele próprio tentam minimizar os impactos desses seus movimentos anti-Palácio, mas a informação é de que o governador e sua família (esta no caso da homenagem à irmã) não estão gostando nadinha.
CONSERVADORES CONTRARIADOS COM ELI
A dita “direita conservadora” está contrariada com o deputado federal tocantinense Eli Borges e outros parlamentares do PL que ajudaram a barrar na quarta-feira, 6, por 254 votos a favor e 156 contra, requerimento que pedia urgência no decreto legislativo da oposição para derrubar o decreto do presidente Lula que limita o acesso de civis a armas de fogo. Faltaram três votos para a urgência ser aprovada e a “direita conservadora” apontou os votos contrários dos deputados João Carlos Bacelar (PL-BA) e Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), as abstenções de Eli Borges e Henrique Junior (PL-MA) e as ausências de Fernando Rodolfo (PL-PE), Samuel Viana (PL-MG), Silvio Antonio (PL-MA), Tiririca (PL-SP) e Wellington Roberto (PL-PB). Se os “conservadores” ficam irritados com Eli, é bem provável que Jesus, o maior pacifista do mundo, gostou da postura do deputado. Afinal o tocantinense é pastor.
DOIS REQUERIMENTOS PARA AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO
A deputada estadual Vanda Monteiro (UB) divulgou no final de semana passado que foi dela o requerimento aprovado pela Assembleia que sugere ao governador Wanderlei a criação do auxílio-alimentação para os servidores do Estado. Wanderlei anunciou no dia 28 de novembro a implantação do benefício de R$ 300 para 17 mil servidores do Estado.
APROVADO FOI O DE JANAD
Contudo, o requerimento que acabou aprovado pela Assembleia com esse pedido foi o de Janad, não o de Vanda, que, é verdade, também apresentou a proposta. Claro que o Executivo não atribuiu a implantação do benefício a nenhuma das duas.
NOVO SECRETÁRIO EM PORTO
O jornalista Daniel Machado é o novo secretário da Comunicação da Prefeitura de Porto Nacional. Aos 40 anos e no Tocantins desde 2006, ele tem 23 anos de jornalismo, com passagens pelos mais importantes veículos de comunicação do Estado – inclusive, pela Coluna do CT –, e nos últimos anos tem se dedicado à consultoria e assessoria de comunicação para sindicatos, como o Sisepe, e políticos, como o grupo do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), o ex-deputado federal Tiago Dimas (Podemos), entre outros.
SÓ NA VOLTA DO GOVERNADOR
A definição do titular da novíssima Secretaria Estadual da Igualdade Racial só ocorrerá após a volta do governador Wanderlei, que está em Dubai, para a COP28. O evento segue até terça-feira, 12. Entre os cotados, a professora Solange Nascimento, da Universidade Federal do Tocantins; o também professor George França, o advogado e assessor jurídico de movimentos sociais e comunidades tradicionais Cristian Ribas; e a secretária executiva dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Cris Freitas.
DOIS MÉDICOS
Em Brejinho de Nazaré comenta-se que a chapa de oposição pode ser encabeçada por dois médicos. O pré-candidato a prefeito já é conhecido, o médico Murilo Luiz Martins. Agora especula-se o nome do vice, que seria o também médico Pedro Vargas.
CONTINUA ATENDENDO
Apesar de ter sido exonerado do município, Murilo continua atendendo em Brejinho de forma gratuita e de casa em casa.
CONSELHO ILHA DO BANANAL/CANTÃO
Os membros do Conselho Deliberativo da Área de Proteção (APA) Ilha do Bananal/Cantão estão sendo convocados para reunião na terça-feira, 12, às 9 horas, na Câmara de Divinópolis do Tocantins. Serão apresentadas e votadas as sugestões consolidadas pelo Grupo de Trabalho a serem inseridas como anexo ao Termo de Referência do Plano de Manejo da APA Ilha Bananal/Cantão. O presidente do conselho, Fábio Dias Pereira, lembra que a ausência de representantes em duas reuniões consecutivas ou três alternadas implicará na perda da vaga, que será assumida por outra instituição indicada pelo órgão.