O vice-governador Laurez Moreira (PDT), e o secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, Carlos Humberto Duarte, visitaram o Terminal Integrador Palmeirante (Tipa) e a Copi Operações Integrada nesta terça-feira, 12. A Copi está com um investimento de R$ 400 milhões e com projeto de comercializar 1 milhão de toneladas por ano”, pontuou o pedetista. “A logística é um elemento essencial para o desenvolvimento econômico, especialmente em regiões com potencial agrícola significativo. Este terminal é fundamental para a movimentação eficiente de cargas”, acrescentou.
TERMINAL DE PALMEIRANTE
A Copi, em parceria com a VLI, implementou um projeto logístico integrado que possibilita o transporte de fertilizantes por ferrovia em direção à região centro-norte do País, por meio de um novo terminal de armazenagem construído em Palmeirante. O Tipa assume uma posição estratégica ao facilitar a integração eficiente de modais de transporte e otimizar a movimentação de cargas, especialmente no contexto das crescentes fronteiras agrícolas brasileiras.
REPRESENTANTES DA VLI
Durante a visita, o governador Laurez Moreira foi recebido por representantes da VLI e conduzido por uma equipe técnica que apresentou as operações e a infraestrutura do Tipa. A comitiva percorreu as instalações, conhecendo de perto os processos logísticos e discutindo oportunidades para aprimorar a eficiência operacional do terminal. “O terminal intermodal está trazendo um conjunto para ampliar esse complexo em termos de movimentação de produtos como grãos, fertilizantes e, agora, combustíveis”, comentou o gerente de Operação e Manutenção da VLI em Palmeirante, Moacir Araújo.
PRODUTORA DE OVOS
Após a visita ao Terminal Integrador de Palmeirante (Tipa),na manhã dessa terça-feira, 12, a dupla também esteve na Granja Iana, localizada em Darcinópolis. A unidade de produção integra o grupo Faria, maior produtor de ovos do Brasil. A granja Iana possui um faturamento de cerca de R$ 400 milhões por ano. Então, imagina o que nós podemos produzir, não só de ovos neste estado, mas de aves, carne suína e dentre outras proteínas”, frisou o vice-governador. “Este é um empreendimento que contribui muito com a nossa arrecadação, com a geração de emprego e renda para o nosso povo, e, principalmente, com o processo de desenvolvimento econômico da região”, pontuou o secretário