GREGOS E TROIANOS INSATISFEITOS
Como esperado, o fim do ano legislativo da Assembleia não deixou ninguém satisfeito: servidores e produtores. Resultado da aprovação da Reforma da Previdência e da alíquota de 1,2% da contribuição do Fundo Estadual de Transporte (FET). Ambos os projetos movimentaram a semana toda deputados, governo e as categorias envolvidas. Os servidores ainda conseguiram alguns avanços, e a reforma jamais conseguiria atender a todos os segmentos do funcionalismo. Já produtores saíram muito contrariados por sua contraproposta de uma alíquota de 0,5% ter sido rejeitada. O caso pode voltar a ser judicializado.
ATÉ FOI UMA VITÓRIA
Um dos porta-vozes da Rede Agropecuária Tocantins, que unifica as entidades do setor, o ex-deputado César Halum considerou que até houve uma vitória do setor na votação da contribuição do FET, com os votos contrários de seis deputados: Eduardo Fortes (PSD, Gipão da Costa (PL), Marcus Marcelo (PL), Júnior Geo (Podemos), Jorge Federico (Republicanos) e Luciano Oliveira (PSD). “Parabenizo os seis deputados, que não defenderam apenas os produtores, mas também a população”, avaliou.
EMPOBRECE POPULAÇÃO
Para Halum, o momento para a aprovação dessa contribuição é “inoportuno, inadequado”. Isso porque, defende ele, ainda não se sabe o que vem para o produtor com a aprovação da Reforma Tributária pelo Congresso Nacional e também porque é, na visão do ex-parlamentar, uma forma “de empobrecer a população e enriquecer o Estado”. “Cada vez que o governo aumenta mais os impostos ou cria taxas e contribuições, ele tira dinheiro da população e aumenta sua arrecadação. Isso é Estado mais rico e população mais pobre”, disse.
65% DE AUMENTO
O ex-deputado afirmou que o Estado é superavitário, com aumento de 65% de ICMS desde 2019. “Isso dá cerca de 15% ao ano, com inflação de 5% ou 6%”, comparou.
OS DO CONTRA
Os principais representantes do setor produtivo dos seis que votaram contra são os deputados Eduardo Fortes e Luciano Oliveira — ambos lideraram o movimento contrário à contribuição. Marcus e Jipão são de Araguaína, cidade em que o setor produtivo é um dos mais proeminentes do Estado e Jorge Frederico é pré-candidato a prefeito por lá (e já havia sido relator do criticado aumento das taxas de cartórios). Júnior Geo sempre tem se colocado contra aumento elevação de carga tributária.
NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE
O secretário estadual da Fazenda, Júlio Edstron Secundino Santos, contou que o Estado já está com todo o processo adiantado para assinar no primeiro quadrimestre de 2024 o empréstimo de US$ 200 milhões aprovado nessa quinta-feira, 14, pela Assembleia. Ele lembrou à coluna que a nota B do Tocantins junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a liquidez do Tocantins são o que possibilitam essa operação financeira, que, por isso, é garantida pela União. Esses recursos serão investidos no Programa Agrologístico de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar, Turismo Inclusivo e Adaptação às Mudanças do Clima, batizado de “Tocantins Produtivo”.
SEM PRIVILÉGIO
Agora não é verdade os comentários de que parlamentares que contam ou esperam contar com o apoio do Palácio nas eleições de 2024 teriam sido liberados para votar contra o governo para não entrar em crise com as suas bases. Segundo importante interlocutor governista, o Palácio tinha como certo o voto favorável de toda a sua base e não houve qualquer privilégio para um ou outro.
ATÉ CANTOU NA CASA DE RAUL
Em Araguaína, o prefeito Wagner Rodrigues se reuniu para um momento de lazer na residência de Raul Guimarães — que muitos veem como um possível candidato a vice — na noite de quarta-feira, 13. Wagner até ousou cantar — na foto ao lado. Raul é irmão do deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos), que observa bem o tabuleiro antes de decidir como vai mexer suas peças.
SE FILIA AO UB
Por falar em Wagner, ele se filiará sem a festa de arromba esperada no União Brasil. O prefeito ingressa no partido, com discrição, nesta quinta-feira, às 15 horas, na sede da sigla em Palmas, com a presença da presidente regional, senadora Dorinha Seabra Rezende, e convidados. Nada de pompa.
VAI FAZER DE TUDO
O presidente da Câmara de Gurupi, Valdonio Rodrigues (PSB), afirmou ao Portal Atitude que “vai fazer de tudo” para que sua pré-candidatura a prefeito de Cariri se torne realidade. Ele contou que frequenta a cidade “quase que diariamente” desde 1998. “Nós temos a pretensão para concorrer às eleições de 2024 e o nosso projeto está na mão de Deus. Vamos fazer de tudo para que se torne realidade, mas ainda tem muitas coisas para acontecer”, disse Valdonio ao portal gurupiense.
NO COMANDO DO PRD
O ex-superintendente do Procon Tocantins e advogado Walter Viana foi confirmado como presidente estadual do Partido Renovação Democrática (PRD), resultado da fusão de PTB e Patriota. A certificação do PRD no Tocantins foi emitida pela Justiça Eleitoral nessa quinta-feira, 14. A comissão tem ainda como vice-presidente Joaquim Carlos Parente Júnior, como secretário-geral Ederson Alves da Silva, tesoureiro-geral Guilherme Silva Rego, primeiro secretário Renato Jayme da Silva, primeiro secretário executivo José Jardel da Cruz Rocha, secretário executivo Henrique Barreira Parente e primeiro tesoureiro Ciloé Paulo Gratão. Segundo Viana, o partido agora está trabalhando a formação de sua base para ter representatividade na maioria dos municípios tocantinenses já nas eleições do ano que vem.
RECESSO A PARTIR DO DIA 20
A coluna Em Off entrará em recesso a partir de quarta-feira, 20, e voltará aos bastidores a partir de 8 de janeiro.