Movimento dos empresários araguainenses busca o término das obras no aeroporto da cidade e do aumento de voos diários para Palmas, Brasília e Goiânia. É o “Araguaína Precisa Voar”, lançado pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), que criou um grupo de trabalho para dialogar com companhias aéreas e o poder público, visando melhorar as ofertas de voos e expandir as operações no aeroporto.
UM VOO A CADA 8 DIAS
A comissão, criada pelo presidente William Rezende no dia 21, conta com cinco membros. Ele afirmou que a escassez de voos em Araguaína tem prejudicado a Capital Econômica do Tocantins e classificou de inadmissível a programação de três voos semanais, muitas vezes apenas um voo a cada oito dias, e não raro desmarcado horas antes.
COM O MINISTRO
A Aciara participou de uma reunião em Brasília, dia 22, juntamente com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos), com o ministro Silvio Costa Filho, do Portos e Aeroportos, que se comprometeu a apresentar as demandas de voos de Araguaína às principais companhias aéreas do Brasil e acelerar o processo de homologação do aeroporto.
ENVOLVER TODA A CIDADE
Conforme a Aciara, a campanha “Araguaína Precisa Voar” pretende envolver toda a cidade nos próximos dias, buscando sensibilizar o poder público para a adoção de medidas que melhorem o aeroporto de Araguaína e ampliem a oferta de voos na região.
AINDA NESTE 1º SEMESTRE
Por seu turno, o prefeito Wagner Rodrigues (UB) afirmou semana passada que trabalha “arduamente” para que ainda neste primeiro semestre o aeroporto já esteja em condições de receber novas aeronaves. “A companhia Azul já manifestou interesse em operar na cidade em agosto deste ano”, disse.
INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTO
A Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos, autorizou a Prefeitura de Araguaína a iniciar a instalação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi). Agora aguarda nova autorização do governo federal para instalar o EPTA, outro equipamento de rádio que auxilia na navegação das aeronaves.
INVESTIMENTO DE R$ 1,3 MILHÃO
Ainda em novembro, a prefeitura enviou para o órgão federal toda a documentação necessária para a instalação dos equipamentos. A resposta com a autorização foi dada neste mês e a o município disse que a empresa licitada já está pronta para iniciar a instalação. O investimento nesta etapa será de R$ 1,3 milhão. A previsão é que a fase de implantação e teste dos equipamentos, somada à análise e aprovação da SAC, dure aproximadamente 90 dias.