Depois do pânico que Palmas viveu no primeiro semestre do ano passado, com absurdos 90 assassinatos de janeiro a junho, um dado a ser comemorado foi divulgado pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) nesta sexta-feira, 2: a Capital não registrou nenhum homicídio em janeiro deste ano. Nesse mesmo mês em 2023 foram 16 mortes.
A ESCALADA
Em janeiro de 2020 foram 9 assassinatos, no mesmo mês de 2021, a SSP registrou 6; e depois começou a escalada: 8 em 2022 e dobrou para 16 em 2023.
77% DE QUEDA
Contudo, o número vem em queda desde julho do ano passado, com redução de 77% na comparação com os primeiros seis meses do ano, quando a cidade teve um aumento nos índices, segundo a SSP, em decorrência da disputa de poder entre facções criminosas.
REFLEXO DAS AÇÕES DA SSP
Conforme a secretaria, a significativa redução nos crimes dessa natureza é reflexo de uma série de ações realizadas pelas forças de segurança pública na Capital. Entre elas, o reforço de efetivo policial da 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Palmas), a intensificação de operações que visam combater o tráfico de entorpecentes e o fortalecimento dos Conselhos de Segurança Comunitária na região sul da cidade.
NÃO PODE BAIXAR A GUARDA
O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, comemorou os resultados e enfatizou o comprometimento da Polícia Civil em dar sequência a esse trabalho. “A queda nos números é algo que devemos comemorar. É bom que o palmense sinta-se seguro novamente. Mas não podemos baixar a guarda. O trabalho da Polícia Civil permanece diuturno para que esses índices de criminalidade se mantenham em baixa e para que a população, não só de Palmas, mas de todo o Tocantins. Confie cada vez mais no trabalho desenvolvido pelas forças de segurança”, pediu o secretário.