O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) anunciou que iniciará na segunda quinzena de fevereiro seus atendimentos itinerantes pelo Estado. De de 19 fevereiro a 4 de maio, além das cidades que necessitarem receber a ação, a Corte informou que já está confirmada a realização em dois municípios que não houve atendimentos em 2023, ambos da 18ª Zona Eleitoral: Palmeirópolis e São Salvador.
103 MUNICÍPIOS
Ao todo, no ano passado foram visitados 103 municípios tocantinenses, equivalente a 74,1% dos 139, e realizou 22.488 atendimentos. De acordo com o balanço, foram realizadas 169 ações. Entre os principais serviços buscados pela população estavam a emissão do 1º título de eleitor (alistamento), transferência, emissão de 2ª via do título, busca de informações e também esclarecimento de dúvidas. Sendo aproximadamente 44% de alistamento, 31% de transferência e 25% de revisão e informação.
AMPLA, RÁPIDA, HUMANIZADA E EFICIENTE
Para o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, os atendimentos itinerantes possibilitam o acesso aos serviços eleitorais de forma ampla, rápida, humanizada e eficiente. “Com a aproximação das Eleições Municipais de 2024, vamos intensificar nossas ações para regularizar a situação eleitoral dos tocantinenses, facilitando seu acesso aos serviços que garantem a sua participação no pleito democrático”, afirmou o magistrado.