A Prefeitura de Porto Nacional lança na segunda-feira, 4, às 9 horas, o Plano de Fiscalização de Água e Esgoto. De acordo com o presidente Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Porto Nacional (ARPN), Fabrício Machado, a finalidade da iniciativa é ter controle real da qualidade da distribuição. A ARPN irá coletar 644 amostras em residências e comércios dos 54 loteamentos de Luzimangues, 38 setores da sede do município e os 25 poços que fazem a distribuição à população.
CONTROLE EFETIVO
Fabrício Machado falou sobre o projeto por meio da assessoria. “Nós vamos exercer um controle efetivo da qualidade da água, ou seja, nossos técnicos irão passar mensalmente em todos os bairros do município coletando água, analisando e verificando se está dentro dos padrões de potabilidade. Esse é o fator que eu considero de maior relevância, pois afinal de contas é o usuário que está consumindo, sendo preciso que esta água esteja dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, destaca.
FISCALIZAÇÃO
O presidente da agência afirma ainda que, além de realizar controle de qualidade da água, o plano possibilita a fiscalização intensiva por parte da ARPN das empresas concessionárias, confere a eficiência na coleta e tratabilidade de esgoto, também no que tange sistema operacional e comercial, atendimento ao consumidor, cumprimentos das metas e, por fim analisar e contribuir com o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que é revisado a cada quatro anos.