SOB A ESPADA DE DÂMOCLES
Governistas veem o desejo do deputado estadual Eduardo Fortes de deixar o PSD para concorrer à Prefeitura de Gurupi com o apoio do Palácio. Contudo, segundo eles, o senador Irajá, presidente regional do PSD, mantém sua espada de Dâmocles pendendo sobre a cabeça do pré-candidato. Ou seja, o senador já teria indicado que, se Fortes buscar outro partido, será sem anuência do PSD e terá seu mandato de deputado estadual reivindicado na Justiça.
PALACIANOS ANIMADOS
Mas os palacianos estão pra lá de animados com a pré-campanha de Fortes e dizem que os números das pesquisas internas mostram larga vantagem para o deputado na corrida sucessória de Gurupi.
ELENIL CONTA OS DIAS
O secretário estadual de Esportes, Elenil da Penha (MDB), conta os dias para deixar o cargo e dedicar-se exclusivamente à sua pré-campanha de vereador em Palmas. Elenil quer reconstruir sua carreira política a partir da Capital, depois de ter sido vereador e presidente da Câmara de Araguaína, antes de chegar a deputado estadual.
PROVÁVEL SUBSTITUTO
O candidato mais forte para substituir Elenil na pasta é o atual secretário executivo Atos Gomes, que nos bastidores já é tratado como secretário. Gomes está na secretaria desde maio do ano passado.
AGIR QUER MAJORITÁRIA EM PARAÍSO
O Agir de Paraíso, que tem como presidente da comissão provisória Nilton Pinheiro, realizou nessa quinta-feira, 15, reunião e filiação de novos quadros, com a presença dos dois principais pré-candidatos a prefeito da cidade: o atual titular do cargo, Celso Moraes (MDB), e o secretário da Governadoria e ex-deputado federal, Osires Damaso. Da direção regional, participou o vice-presidente estadual do Agir, Kairo Bernardo, que garantiu que a executiva do partido no Tocantins dará apoio na organização e consolidação do grupo de Paraíso, que tem liberdade para escolher o candidato que vai apoiar para a prefeito. A sigla almeja a vaga de vice-prefeito da majoritária a que escolher se aliar.
MOMENTO DE TENSÃO
A reunião teve momento de tensão no discurso do prefeito Celso Moraes, que falou de perseguição contra sua gestão e criticou os que falam de democracia só da boca para fora. Ele se dirigiu a Damaso e disse que o respeita e que sua família apoiou o hoje secretário estadual por muitos anos. Celso ainda deu alfinetadas pelo fato de sua fala estar sendo gravada pela assessoria de Damaso. Já o secretário foi mais contido na fala. Mas os dois deixaram a reunião do Agir sem se cumprimentar, contam pessoas que participaram.
GERMANA NO COMANDO INTERINO DA FAPT
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) não tem pressa para definir os titulares da Secretaria de Igualdade Racial e da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), após a saída do ex-presidente Márcio da Silveira, exonerado do cargo no dia 5. A vice-presidente da FAPT, Germana Pires, responde pela fundação até Wanderlei definir o substituto de Silveira. Havia insatisfação com a gestão do ex-presidente em relação ao andamento de alguns projetos, como o Parque Tecnológico, que conta com R$ 30 milhões junto ao Banco do Brasil, mas, dizem fontes do Palácio, até hoje não saiu do papel.
PT DIVIDIDO
No caso da Secretaria da Igualdade, há conversa em andamento com o PT, mas, internamente, o partido não chega a um consenso. O presidente José Roberto defende a participação petista no governo Wanderlei, mas o grupo do ex-deputado federal Célio Moura, por exemplo, é contra.
SUSTO DE RONIVON
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (PSD), passou um enorme susto na tarde dessa quinta-feira, 16. O veículo em que estava, no trajeto de Porto Nacional a Palmas, pela TO-050, foi atingido por pneu que se soltou de um caminhão. A caminhonete ficou danificada, mas nenhum de seus três ocupantes se feriu. O prefeito já segue sua agenda de trabalho normalmente.
AZUL-KASARIN NA ETIÓPIA
O prefeito de Colinas, Josemar Kasarin (UB), viu seu estilo peculiar copiado por integrante da comitiva do governo da Etiópia, onde se encontra o presidente Lula. Ao chegar em Adis Abeba, o líder brasileiro foi cumprimentado por um elegante membro da comitiva etíope, de terno e protegido por nada menos do que um estiloso chapéu do conhecido azul-Kasarin. Segue o print da tela para não deixar dúvida de que parece que o tocantinense está exportando moda para a África: