O Parque Cimba de Araguaína precisou ser fechado por causa de depredações feitas nos equipamentos públicos e nas ruínas da antiga fábrica que funcionava no local, patrimônio cultural da cidade. A Guarda Municipal (GMA) esteve no parque para avaliar os danos e registar um boletim de ocorrência. A Polícia Militar (PMTO) foi acionada para dar suporte na retirada das pessoas que estavam no local e a Polícia Científica compareceu para detalhar os danos.
ENTENDA
De acordo com a GMA, a movimentação atípica foi resultado de uma ação feita por uma influenciadora digital que organizou uma ação conhecida como “Caça ao Tesouro no Parque Cimba”, escondendo um bilhete premiado no local e estimulando as pessoas a vasculharem todo o parque para encontrar. “Uma ação como essa já foi feita na Praça das Nações e agora no Parque Cimba. O grande fluxo de pessoas começou ainda no final da tarde da última terça, dia 5, e se estendeu até a manhã desta quarta. Tivemos que tomar providências para resguardar o patrimônio público”, informa Renilson Galvão, comandante da Guarda.
DANOS
Segundo os servidores da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, que estiveram no local avaliando os prejuízos, houve danos no alambrado que cerca o parque, nas caixas de passagem da rede de energia elétrica, nos monumentos, nos tijolos das ruínas da fábrica desativada, lixeiras e até mesmo plantas destruídas. Muitas pedras também foram espalhadas pelas pistas de caminhada, de bicicletas e nos gramados. Ainda conforme relato de testemunhas, algumas pessoas chegaram a subir nas ruínas da antiga fábrica, gerando riscos de desabamento e à integridade física dos frequentadores.
RETRATAÇÃO E REABERTURA
Segundo o superintendente do Esporte, Jarbas Abud, foi feito contato com a influenciadora, que se comprometeu a fazer uma retratação pela ação. “O bilhete foi recolhido e a ação foi encerrada. Vamos reabrir o Parque Cimba ainda na manhã desta quarta. Também vamos fazer um levantamento detalhado, avaliar os prejuízos e analisar como será o custeio dos reparos”, completou o superintendente.