NÃO É MAIS LÍDER
O deputado estadual Eduardo do Dertins (Cidadania) já não é mais o líder do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) na Assembleia. O presidente do Legislativo, deputado Amélio Cayres (Republicanos) já foi oficiado da decisão do governador na semana passada. Nos próximos dias, Wanderlei vai reunir os parlamentares da base para discutir um novo nome para a função.
NÃO FICOU SATISFEITO
Como a coluna havia antecipado semana passada, o governador não ficou nem um pouco satisfeito de ver seu líder na Aleto declarar apoio à reeleição do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), adversário do pré-candidato do Palácio, o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos).
JÁ HAVIA SIDO DECIDIDO
Contudo, as fontes do Palácio afirmam que já havia uma insatisfação com Dertins bem antes, uma vez que dizem que ele não estava fazendo a defesa do governo no plenário, o que sempre fica, afirmam, por conta dos deputados Ivory de Lira (PCdoB) e Léo Barbosa (Republicanos).
EXPECTATIVA FRUSTRADA
Por aí já fica mais do que claro que a expectativa do prefeito Wagner Rodrigues de ter o apoio de Wanderlei vai ser frustrada. Não há a mínima chance de isso ocorrer. Os palacianos, inclusive, dizem à coluna que Wagner é tido como “pupilo de Ronaldo Dimas”, justamente o adversário de Wanderlei em 2022, o que foi que mais irritou o governo na decisão de Dertins em apoiar à reeleição em Araguaína.
NOMES QUE DEVEM DEIXAR GOVERNO
Os pré-candidatos que ocupam espaço no governo do Estado devem, em sua maioria, deixar os cargos esta semana. Há aqueles que a legislação permite que se desincompatibilizem quatro meses e não seis meses antes das eleições, caso dos pré-candidatos a prefeito, como o secretário da Governadoria, Osires Damos (Republicanos), prefeiturável em Paraíso; e o secretário extraordinário de Ações Estratégicas, Saboinha Júnior (Republicanos), prefeiturável em Guaraí.
Além deles, devem deixar seus cargos no governo Wanderlei:
- Elenil – Palmas/Araguaína – Secretário Estadual do Esporte
- Etinho – Palmas – Assessor na Secretaria de Governo
- Karina Café – Palmas – Assessora na Secretaria da Saúde
- Israel Guimarães – Araguaína – presidente da Agência de Regulação (ATR)
- Osires Damaso – Paraíso – Secretário da Governadoria
- Saboinha – Guaraí – secretário extraordinário de Ações Estratégicas
- Washington Ayres – Colinas – presidente do Ruraltins
SUBSTITUIR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
Do Palácio, a informação é de que o governador quer a substituição no menor tempo possível para não prejudicar o andamento das pastas. O critério para a indicação política é que o candidato à vaga tenha perfil técnico compatível com as funções.
VEREADORIÁVEIS
Desses, são pré-candidatos a vereador em Palmas Elenil da Penha, Etinho Nordeste e Karina Café. Disputa reeleição na Câmara de Colinas Washington Ayres.
KARINA CAFÉ DE VEREADORA
Caso interessante é de Karina Café, que foi candidata a prefeita de Lagoa da Confusão em 2016, quando perdeu para o ex-prefeito Nelsinho Moreira. Em 2020, o marido dela e ex-prefeito daquela cidade, Jaime Café, secretário estadual da Agricultura do governo Wanderlei, foi candidato a vereador em Palmas e fez incríveis 1.540 votos pelo Solidariedade e ficou de primeiro suplente. Para se ter ideia, Café obteve mais votos do que os vereadores eleitos Waldson da Agesp (1.467), Júnior Brasão (1.344), Jucelino Rodrigues (1.279), Rubens Uchôa (1.250) e Daniel Nascimento (1.246).
VICE DE WAGNER?
Israel Guimarães, presidente da ATR, tem duas questões: primeiro, é irmão do deputado federal Alexandre Guimarães, que declarou apoio à reeleição de Wagner, como dito, adversário do Palácio. Além disso, Israel é cotado para vice do prefeito de Araguaína.
GRUPO QUER ELENIL DE VICE
Elenil é pré-candidato a vereador em Palmas, mas há um grupo que defende que seja o vice de Jorge Frederico em Araguaína.
REPUBLICANOS DE VICE EM PALMAS
O governador Wanderlei reuniu os pré-candidatos a vereador de Palmas no dia 21, véspera da festa de filiações do Republicanos, e com a presença do presidente nacional do partido, Marcos Pereira. Os presentes contaram à coluna que chamou a atenção o fato de o governador dizer que o Republicanos vai indicar o vice na chapa majoritária da Capital. Logo, concluíram, o deputado federal Ricardo Ayres, que até agora se anuncia como pré-candidato a prefeito, está fora do páreo.
SÓ NA CONVENÇÃO
Contudo, Wanderlei não citou nome do pré-candidato a prefeito que vai receber o apoio do Republicanos e avisou que isso só será anunciado mesmo na convenção.
DUAS PREOCUPAÇÕES DOS PRÉ-CANDIDATOS
Os pré-candidatos a vereador demonstraram duas preocupações. Os que têm cargos no governo querem voltar a reocupá-los após as eleições, caso percam. Todos temem o excesso de mandatários, já que a sigla de Wanderlei está recebendo Pedro Cardoso (ex-UB) e Marilon Barbosa (ex-UB). Há possibilidade ainda de chegar a prima do governador, Iolanda Castro (ex-PTB).
NOME VETADO
Os presentes contaram que a deputada estadual Vanda Monteiro (UB) tentou emplacar o marido, vereador Márcio Reis (UB), no Republicanos, mas o nome dele teria sido vetado pelos demais pré-candidatos, justamente pela preocupação com o excesso de mandatários na legenda.
GERSON NO PL E COM JANAD
Como já adiantado pela coluna, o ex-vereador de Palmas Gerson Alves de Sousa, o Gerson da Mil Coisas, trocou o PSB, de Carlos Amastha, pelo PL, do senador Eduardo Gomes, e vai apoiar a pré-candidata à Prefeitura de Palmas e deputada estadual Janad Valcari. “Me identifico com o PL e suas ideias de direita. Além disso, tenho convicção de que a professora Janad Valcari é a melhor escolha para comandar a Prefeitura de Palmas”, afirmou Gerson, que tentará voltar à Câmara.