Pré-candidato a prefeito, Cristiano Pisoni cumpriu agenda nesta terça-feira, 9, na Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug). A principal pauta foi a Unirg. “Eu a vejo hoje com o potencial todo que ela pode alcançar, como polo de ensino e como polo econômico também. O primeiro grande passo para esse progresso é respeitar a autonomia acadêmica. Eu desde já me comprometo a defendê-la”, assegurou. A defesa do tucano deve-se à existência de Projeto de Lei que impõe lista tríplice para a escolha do presidente da instituição.
APUG QUER FIM DA PARTE POLÍTICA
O presidente da Apug, Antônio Netto, junto às professoras Kárita Carneiro e Jaqueline Ribeiro, apontou meios que a Unirg tem para se estabelecer como uma referência em ensino superior no Estado. “Enquanto houver indicação política na gestão, nada disso vai para frente. A instituição só não evolui porque ela não é administrada integralmente visando os benefícios da sociedade, porque a ‘parte’ política pensa nela como um meio para benefícios próprios”, lamentou a Kártia Carneiro.
UNIRG IMBATÍVEL
Cristiano Pisoni também falou sobre critérios que escolheria para indicar um presidente. “Precisamos de uma presidência que seja alinhada aos objetivos acadêmicos da Unirg, afinal, universidade é ensino, pesquisa, extensão, e tudo isso só tem sucesso com uma presidência que se interesse de verdade no desenvolvimento da academia. Convergindo esses caminhos, com mais gestão e menos política, a UnirG se tornará imbatível”, concluiu.