O mês de abril é dedicado à conscientização sobre a importância de uma boa saúde ocular e da prevenção das principais doenças que afetam os olhos.
Castanho é a cor dos olhos da maioria dos brasileiros e serviu de inspiração para a campanha Abril Marrom. Doenças como o glaucoma, diabetes e catarata também podem causar a perda da visão. Entre as crianças, as principais causas são glaucoma congênito, toxoplasmose ocular congênita e retinopatia da prematuridade.
De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), se tivessem consultado um oftalmologista pelo menos uma vez por ano, cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados. A estimativa da OMS é de que 95 milhões de pessoas no mundo são cegas ou deficientes visuais.
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia acredita que esse tipo de ação é fundamental, pois a educação da população é primordial na luta contra as causas evitáveis de deficiência visual e cegueira.
Ações nas redes sociais e presenciais
Durante todo o mês de abril, o Hospital de Olhos Yano estará abordando o assunto com campanha de conscientização não só nas redes sociais, mas, também com palestras presenciais sobre o assunto à população.
Segundo a médica oftalmologista, Susan Yano, ações como a do Abril Marrom são necessárias porque já se observa uma mudança no perfil da deficiência visual.
“A deficiência visual provocada por fatores externos, tais como tracoma, xeroftalmia (deficiência de vitamina A) e oncocercose, diminuiu, enquanto as causas de cegueira relacionadas ao envelhecimento (catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética) aumentaram e tendem a aumentar ainda mais nos próximos anos. ”, explica.
A prevenção das doenças oculares só é possível através de um exame oftalmológico completo, que deve ser feito, quando possível, anualmente, mesmo que o paciente não sinta qualquer sintoma ocular. (Com informações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia)