WANDERLEI E DORINHA COM MAIS PREFEITOS ELEITOS
O governador Wanderlei Barbosa, presidente do Republicanos, e a senadora Dorinha Seabra Rezende, presidente do União Brasil, já são apontados como os prováveis grandes vitoriosos das eleições municipais de 2024, considerando a conquista de prefeituras. As estimativas variam, mas há um consenso de que o Republicanos deve eleger de 53 a 59 prefeitos e o UB de 35 a 42. Em 2020, o DEM, de Dorinha, foi o que mais elegeu prefeitos, partido que se juntou com o PSL para formar o atual UB.
SÓ DE 2 A 3 PREFEITOS
Para se ter ideia do que isso significa, para o PDT, do provável adversário de Dorinha em 2026, caso ela dispute mesmo o governo do Tocantins, o atual vice-governador Laurez Moreira, a estimativa do meio político é da eleição de tão somente dois ou três prefeitos.
OUTRAS PROJEÇÕES
Outras projeções: Progressistas de 25 a 30; PSDB de 2 a 4; MDB de 4 a 7; PSD, de 3 a 5; PL de 5 a 9; e PT de 2 a 4.
NO BICO SÓ DÁ UB
No Bico do Papagaio, a expectativa é de que o União Brasil eleja a maioria dos prefeitos, numa “dobradinha” entre Dorinha e o deputado estadual Jair Farias.
DORINHA FORTALECIDA PARA 2026
O resultado mais contundente dessa disputa municipal é que o nome de Dorinha saia ainda mais do que fortalecido para a disputa do governo do Tocantins em 2026. Isso porque, além do UB, a senadora hipoteca apoio a importantes quadros de outras siglas, com muitas chances de vitória, caso da deputada estadual Janad Valcari (PL), em Palmas.
AINDA SEM DEFINIÇÃO
O governador Wanderlei não pôde definir o deputado estadual que vai substituir Eduardo do Dertins (Cidadania) na liderança do governo na Assembleia por conta da cirurgia de urgência a que teve que se submeter semana passada para desobstruir artérias. Assim, o tema deve discutido até a próxima semana com o presidente do Legislativo, Amélio Cayres (Republicanos).
VALDEMAR REPETIRIA DERTINS
Um nome que chegou a ser pensado é o de Valdemar Júnior (Republicanos), fiel governista e radialista muito eloquente. Mas ele vai apoiar a reeleição do prefeito Ronivon Maciel (UB) em Porto Nacional, e não o candidato do Palácio, o deputado federal Antônio Andrade (Republicanos). Assim, se fosse para a função na Aleto geraria ruídos, uma vez que um dos motivos de ter tirado Dertins foi o fato de ele apoiar a reeleição de Wagner Rodrigues (UB) em Araguaína, ao invés do governista Jorge Frederico (Republicanos).
MARCUS E GUTIERRES
Por isso, como também são poucas as opções, já que o líder não pode ser membro da mesa diretora da Aleto, dois nomes surgem como possibilidade. Pelo sul do Estado, Gutierres Torquato (PDT); e pelo norte, ninguém menos do que Marcus Marcelo (PL), que deixou o grupo de Wagner para se aliar ao governo em Araguaína. E dizem que Marcus é o nome mais forte neste momento.
HONRA E GRATIDÃO
Além das oportunidades de negócios, a 8ª Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), em Almas, teve seu momento de discussões político-eleitorais em sua abertura na manhã desta quarta-feira, 10. O prefeito da cidade sede do evento, Waguinho Nepomuceno, falou algo que pareceu recado com endereço certo: “Temos que dar honra a quem é de honra e gratidão a que merece gratidão. É ruim quando tem pessoas que não são gratas”.
O EMBAIXADOR
O presidente da Agrosudeste e da Central das Associações de Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre, João Albuquerque Filho, deu todo o crédito da viabilização do evento ao jornalista Goianyr Barbosa (Republicanos), pré-candidato do governo a prefeito de Almas. “Goianyr, você é o embaixador desta feira, se não fosse você nos ajudando, nada seria”, afirmou.
CONTAS APROVADAS
A Câmara de Palmeirópolis aprovou as contas do último mandato (2016-2020) do ex-prefeito de Palmeirópolis Fábio Vaz, hoje secretário estadual da Educação, com sete votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. Os vereadores referendaram o parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO). Ele administrou a cidade por dois mandatos, de 2013 a 2020.
1ª VEZ EM 24 ANOS
Segundo Vaz, é a primeira vez em 24 anos que um ex-prefeito de Palmeirópolis tem suas contas aprovadas por dois mandatos consecutivos. Ele disse que expectativa pela aprovação das contas “era grande e positiva”. “Depois de tanto tempo, o reconhecimento da seriedade da gestão chegou. Esse resultado vem validar um árduo e longo trabalho desenvolvido por uma equipe, sempre priorizando políticas públicas essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Palmeirópolis”, destacou o agora secretário da Educação.