Em evento especial em alusão ao Dia do Policial Civil, comemorado anualmente no dia 21 de abril, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos); e o secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, homenagearam nesta segunda-feira, 22, personalidades e servidores que se destacaram em suas funções dentro da corporação. Ao todo, foram 41 policiais homenageados com as medalhas de Bravura da Polícia Civil – Escrivão José Bonfim Nazareno Ribeiro e a medalha de Mérito Policial Civil – Eusébio de Queirós, além de mais três condecorações póstumas. “A Polícia Civil foi fundamental para fazer as devidas investigações e, com ajuda de cada um de vocês, a segurança pública do Estado conseguiu reduzir a criminalidade”, afirmou o chefe do Poder Executivo.
O PRESENTE E O FUTURO DA SOCIEDADE
Já o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, se pronunciou em agradecimento a todos os servidores da pasta que chefia. “Há dois anos, quando assumimos, encontramos uma Polícia Civil desmotivada, sem rumo. Hoje, entendemos a necessidade do reconhecimento daqueles que trabalham diuturnamente para fazer a segurança da nossa população. Sabemos que os números aqui são expressivos. Mas, esses números só têm resultados, graças a cada um dos senhores que saem de suas casas para as delegacias, para os plantões, para os locais de crimes, fazendo buscas e apreensões. Colocando suas vidas em risco. Vocês são o presente e também o futuro da nossa sociedade, para que possamos viver em paz e harmonia”, pontuou.
CERIMÔNIA
O Brasil comemora, no dia 21 de abril, o Dia de Tiradentes, herói nacional que foi um dos precursores da independência do Brasil. Nesta data, também se celebra o Dia da Polícia Civil e o Dia da Polícia Militar. A data foi instituída em 1946 em memória a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, considerado o Patrono desses profissionais. Comemorando essa data, a SSP/TO condecorou servidores do órgão, em evento no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, com medalhas de Bravura da Polícia Civil – escrivão José Bonfim Nazareno Ribeiro e a medalha de Mérito Policial Civil – Eusébio de Queirós.