A Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) divulgou nesta segunda-feira, 29, novos estudos que mede a confiança das empresários (ICEI) e que faz uma sondagem do setor no último trimestre.
CONFIANÇA EM QUEDA
Após registrar dois aumentos seguidos, a confiança do empresário tocantinense do segmento industrial sofreu uma queda de 5,9 pontos em março, ficando em 46,8, abaixo da marca dos 50 pontos, que indica um setor confiante. O indicador de Condições Atuais, que em março havia registrado 43,8 pontos, em abril caiu para 38,9, indicando que para os empresários tanto a conjuntura econômica brasileira quanto a situação de seus próprios negócios estão mais desfavoráveis que nos seis meses anteriores.
FINANCIAMENTO
Já a Sondagem Industrial mostrou que a dificuldade para conseguir financiamento continua sendo um dos principais obstáculos ao desenvolvimento industrial do estado apontado pelos empresários. O indicador ficou em 37 pontos, distante da marca dos 50 pontos. Os outros são falta e alto custo do trabalhador qualificado, de matéria-prima, competição desleal e elevada carga tributária. Problemas que levaram o segmento a manter cautela em relação a novos investimentos no período analisado.