Uma projeção realizada pelo Banco do Brasil (BB) coloca o Tocantins com o segundo maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil (4,1%) nos primeiros meses de 2024 (quadrimestre). O Estado foi superado apenas pela Paraíba, que ficou em primeiro lugar com aumento 4,7% do PIB; e em terceiro lugar ficou o Amapá, com 3,9%.
SETOR DE SERVIÇOS É DESTAQUE
Conforme o governo estadual, o crescimento reflete um avanço significativo em diversos setores da economia estadual, mas, em especial, o da prestação de serviços, área em que o Tocantins ocupa o primeiro lugar no País, com 6% de crescimento.
AUMENTO DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA
Secretário do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura destaca que um dos principais impulsionadores deste crescimento é o aumento da população economicamente ativa do Estado. “Essa população contribui para o fortalecimento do mercado local, resultando em uma maior demanda por serviços turísticos, bancários, seguros, investimentos e consultoria financeira. Além disso, o setor de Tecnologia de Informação e Comunicação, com o avanço da digitalização e a expansão da internet, tem encontrado no Tocantins um ambiente propício para crescer e inovar, gerando empregos qualificados e contribuindo para a diversificação da economia local. A expansão do turismo também tem gerado oportunidades de emprego e negócios, impulsionando indiretamente outros setores, como hospedagem, alimentação, transporte e lazer”, afirma.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Conforme o secretário, a projeção do Banco do Brasil, que aponta o crescimento do PIB no Tocantins no setor de serviços, como o de saúde, educação, transporte e logística, não apenas reflete a dinâmica econômica do Tocantins, mas também evidencia o potencial do Estado para se tornar um polo regional de serviços, atraindo investimentos e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de toda a região. Nesse quesito, o Tocantins apresentou um crescimento de 6%, seguido pelo Maranhão, com 5%; e pela Paraíba, com 4,5%.