A construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil foi uma das novas propostas apresentadas por Cristiano Pisoni, pré-candidato a prefeito de Gurupi. “Nossas crianças merecem esse tipo de atendimento disponível 24 horas. A UPA convencional pode ser um ambiente hostil demais para elas, com pessoas chegando em estado grave, em desespero. Podemos evitar muitos traumas se tivermos esse lugar específico para atender os pequenos”, argumentou o tucano.
ARAGUAÍNA É EXEMPLO
Cristiano Pisoni voltou a citar Araguaína como exemplo, que tem um Pronto Atendimento Infantil (PAI) que atende cerca de 100 crianças por dia e conta com leitos, recepções, farmácia, salas para classificação de risco do paciente, salas de serviço social, triagem, nebulização com medicação, pequenos procedimentos, raio-x, laboratório. “Queremos fazer o mesmo aqui em Gurupi. Com equipes preparadas, vamos poder atender crianças de todas as regiões da cidade com mais conforto e segurança para eles e para os pais, que terão menos preocupações ao precisarem da urgência e emergência para as suas crianças”, explicou.
TODAS AS CRIANÇAS BEM ATENDIDAS
O pré-candidato explica que, com suas propostas de uma UPA Infantil e uma Clínica Escola especializada em atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), todas as crianças de Gurupi estarão mais bem assistidas: “Nenhuma criança pode ficar de fora. Ouvi de uma mãe de criança com Síndrome de Down o descaso que ela sente, por não ter nenhum amparo diferente, nenhuma terapia disponível para a deficiência da filha. Essas crianças precisam de uma atenção multidisciplinar e que não exclua nenhuma delas. É um direito básico das nossas crianças. Uma cidade do tamanho de Gurupi ainda não se adequar a isso, não dá”, defendeu.
PREFEITURA SÓ AGE SOB PRESSÃO
Cristiano Pisoni aproveitou para alfinetar a atual gestão sobre o anúncio do projeto “Acolhendo Flores”, com objetivo de garantir tratamento integral e gratuito Às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). “Depois que apresentei a proposta da clínica para crianças com autismo e de o Ministério Público fazer pressão, a prefeitura deu uma ‘improvisada’ e abriu os atendimentos para essas crianças, mas estamos recebendo reclamações sobre a qualidade e a duração dos atendimentos. Estamos de olho”, disse o tucano.