O secretário estadual da Cultura (Secult), Tião Pinheiro, e a secretária-executiva da pasta, Valéria Kurovski, estiveram nesta quarta-feira,12, com o superintendente de Obras Públicas da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Max Guimarães, para tratar das obras de conservação de igrejas e museus. No início deste mês, a Secult assinou contrato de R$ 4.387.500,00 para financiar a iniciativa. A reunião discutiu as edificações prioritárias para que sejam feitos os devidos reparos, que serão executados Dian Variedades, vencedora da licitação.
AGETO À DISPOSIÇÃO
Durante o encontro, Tião Pinheiro ressaltou que a Secult, em parceria com a Ageto e a empresa vencedora da licitação, está avançando no andamento do projeto e destacou a importância da ação para a preservação da memória arquitetônica do Estado. Max Guimarães falou sobre o processo de planejamento das obras. “A agência está à disposição para poder dar todo o subsídio para concluirmos e darmos uma situação mais confortável aos usuários dessas edificações”, disse.
OBRAS PRIORITÁRIAS
Como obras prioritárias estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no município de Monte do Carmo; a Casa de Cultura de Paranã; o Museu dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal; o Museu Histórico e Cultural de Arraias; o Memorial Coluna Prestes, em Palmas; a Paróquia Nossa Senhora da Natividade; as ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade; a Igreja de São José das Missões, em Dianópolis; e o Museu Histórico do Tocantins (Palacinho), em Palmas.