A nova ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional será inaugurada na sexta-feira, 14, às 17 horas. Com investimento de R$ 149 milhões do Estado em parceria com o Banco de Brasília, a estrutura conta com um total de 90 vigas e estende-se por 1.088 metros, além dos encabeçamentos de 200 metros de cada lado, totalizando 1.488 metros. A via liga o município a Fátima e a outras localidades do Tocantins. “É uma obra para a história do Tocantins e para a história de Porto Nacional”, comemorou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL
À noite, a programação contará com atrações culturais. Manu Bahtidão se apresenta em palco que será montado ao lado da ponte, na TO-050, às 20 horas. A banda Forró Sacode toca em seguida. O evento contará ainda com a presença de autoridades, empresários e a comunidade em geral.
PRIMEIRO CONTRATO RESCINDIDO
A nova Ponte de Porto Nacional foi licitada pela primeira vez ainda em 2014, pelo valor de R$ 101.328.272,57. Apesar disto, a ordem de serviço foi emitida apenas em outubro de 2017, na gestão de Marcelo Miranda (MDB). Com a cassação do emedebista em abril de 2018, as obras não avançaram durante as duas eleições daquele ano – a suplementar e a ordinária. Em fevereiro de 2019, o governo sob a administração de Mauro Carlesse (Agir) chegou a rescindir o contrato com a Rivoli após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que apontou para um “direcionamento” do processo licitatório por meio de “habilitação fraudulenta”.
SEGUNDA ORDEM DE SERVIÇO EM SETEMBRO 2019
Apesar do imbróglio, uma nova autorização para o início da construção da nova ponte de Porto Nacional foi emitida em 30 de setembro de 2019 após a Rivoli ter demonstrado estar “desimpedida de qualquer embaraço legal para iniciar as obras”, conforme informou na época o então governador em exercício Wanderlei Barbosa.
BALSAS
Em junho de 2019, após quatro meses de uso exclusivo de balsas para a travessia do Rio Tocantins, o tráfego sobre a ponte foi liberado nas duas vias, mas apenas para veículos com até 2,2 metros, 3,5 toneladas. Veículos grandes tiveram que seguir utilizando balsas. As obras da nova travessia foram iniciadas ainda 2019 com recursos do próprio Estado, mas o andamento ganhou celeridade com a assinatura do contrato de empréstimo de R$ 149 milhões com o Banco de Brasília (BRB).