O primeiro dia de Amélio Cayres (Republicanos) como governador em exercício nesta terça-feira, 25, contou com uma série de reuniões com secretários da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida; da Segurança Pública, Wlademir Mota; da Educação, Fábio Vaz; e com o reitor da Universidade Estadual (Unitins), Augusto Rezende. Todas as audiências ocorreram no Palácio Araguaia. “Temos no Tocantins uma boa relação institucional entre os poderes Executivo e Legislativo, e hoje mantemos o cronograma da agenda positiva do governo, ao receber os representantes das pastas que nos auxiliam a fazer uma boa gestão”, resumiu o presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), que fica à frente da administração estadual até dia 3 de julho.
ENVIO DE PROGRAMA PARA ALETO
A primeira agenda de Amélio Cayres foi com Miyuki Hyashida, que solicitou apoio do governador em exercício para o envio do programa Trilhas da Piscicultura à Aleto. A gestora também aproveitou para apresentar o Plano de Desenvolvimento da Piscicultura. “O programa foi assinado pelo governador Wanderlei Barbosa na Agrotins [Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins] deste ano e já está em execução, e precisamos que a lei seja criada como um incentivo de envio de recursos para atender os 40 municípios tocantinenses pleiteados. Também entregamos o Plano de Desenvolvimento da Piscicultura, para que o governador em exercício entenda em quais municípios estamos trabalhando com serviços de aceleração de produção”, esclareceu.
ALETO NO DEBATE SOBRE PCCR
Já o titular Fábio Vaz, agradeceu o governador em exercício, que como presidente da Aleto, colocou a Casa de Leis como integrante da comissão que discutirá o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação e que conta com representantes de algumas instituições. “São instituições que vão sentar à mesa para adiantar o processo e a Assembleia Legislativa, por meio do deputado Amélio Cayres, se dispôs a ter representantes nessa comissão”, pontuou. “É uma honra estar aqui, em nome do governador Wanderlei Barbosa, que tem cuidado de forma célere da nossa educação no Estado. E parabéns para vocês, gestores, que estão levando em frente esse projeto”, afirmou Amélio Cayres.
CENTRO DE NECRÓPSIA DE AUGUSTINÓPOLIS
Ainda no gabinete do Palácio Araguaia, o governador em exercício recebeu o secretário da Segurança Pública, Waldemir Mota Oliveira; e o reitor da Unitins, Augusto Rezende, para discutir sobre a implantação do Centro de Necrópsia de Augustinópolis, em parceria ainda com a pasta da Saúde (Sesau). “Com isso, vamos atender um anseio da sociedade. É um compromisso que o governador Wanderlei teve quando esteve na região”, reforçou Amélio Cayres. Augusto Rezende ressaltou que a reunião foi importante para o alinhamento final para a assinatura do protocolo de intenções. “Será um ambiente nos padrões internacionais de exigência para a realização de atividade de anatomia. Então é um ganho geral, ganha a comunidade na agilidade e ganha a universidade enquanto ambiente de aprendizagem também”, enfatizou o reitor.
UNIVERSIDADE DA MATURIDADE
A agenda institucional do dia do governador em exercício, Amélio Cayres, foi finalizada com a visita dos alunos e dos coordenadores da Universidade da Maturidade do Tocantins (UMA), que estavam acompanhados de representantes da Universidade Politécnica de Leiria (Portugal). Na ocasião, Amélio Cayres recebeu o convite para o Encontro Nacional da Universidade da Maturidade, que ocorrerá entre os dias 4 e 5 de julho. Ainda foi entregue à Amélio Cayres uma medalha comemorativa dos 18 anos da UMA. “Quero parabenizar esse projeto maravilhoso criado aqui no Tocantins e que já está espalhado pelo Brasil inteiro. É uma honra tê-los aqui e reafirmar que estamos sempre de portas abertas para recebê-los”, finalizou.