MAIS UM SINAL
A decisão unânime dos juízes e desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) de julgar improcedente a Ação de Investigação Judicial (Aije) da coligação derrotada do senador Irajá (PSD) contra o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o vice Laurez Moreira (PDT) foi recebida com alívio sobretudo no setor produtivo do Estado, o mais diretamente impactado pelos efeitos nocivos que teriam mais uma interrupção de mandato. Já no meio político o que chamou a atenção foi a declaração de Wanderlei, após a sentença, de que vai continuar “trabalhando incessantemente em prol dos tocantinenses até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026”. Ou seja, a frase foi recebida como mais uma sinalização de que não haverá renúncia em abril de 2026 para passar o cargo ao vice Laurez. O que, aliás, o governador já havia garantido à coluna, sem meias palavras, mas no que muita gente não acredita.
CAMPANHA DE EDUARDO EM FESTA COM ÍNDICE CNN
Na campanha de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) foi recebida com muita festa a informação de que ele está entre os pré-candidatos a prefeito de capital que mais cresceram no Índice CNN, com alta de 14 pontos percentuais entre novembro e julho. O sociólogo e cientista político Antônio Lavareda, analista do Índice CNN e o maior especialista em eleições municipais, observou que Eduardo Siqueira Campos não é candidato à reeleição, como os demais que se destacaram no levantamento, fato que ressalta ainda mais o excelente desempenho do pré-candidato de Palmas. Esse índice é um agregador de pesquisas eleitorais, compiladas pelo Ipespe Analítica, de 100 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores. Apesar do clima de comemoração, Eduardo pediu pé no chão e humildade a todos, porque, defendeu, há muito trabalho pela frente.
TALISMÃ NÃO TERÁ CANDIDATO ÚNICO, AVISA MIRIAM
Talismã não terá candidatura única a prefeito. É o que garantiu a ex-prefeita Miriam Ribeiro (Progressistas) à coluna. Na convenção do MDB de Paraíso, na noite de quarta-feira, 24, o prefeito Diogo Borges (sem partido) disse que trabalhava para ter como único candidato à sua sucessão seu indicado, o empresário Flávio Cristo Rei (UB). Miriam foi prefeita por oito anos (2009-2012/2013-2016) e elegeu seu sucessor, justamente Diogo Borges (2017-2020/2021-2024), hoje adversário político dela na cidade. Para tentar seu terceiro mandato, a progressista conta com o apoio do presidente regional do seu partido, deputado federal Vicentinho Jr; do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), do vice Laurez Moreira (PDT), do deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) e do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos). “Não pode haver candidatura única, porque o povo precisa ter mais de uma opção de escolha”, defendeu a pré-candidata, se dizendo “muito animada” para as eleições. A convenção dela está marcada para o dia 3.
WANDERLEI X IRAJÁ
Em 2022, Miriam e seu grupo apoiaram a reeleição do governador Wanderlei e Diogo e seus aliados do senador Irajá (PSD), que concorreu ao Palácio. Wanderlei ficou com a maioria dos votos (45,60%) contra 40,38% para Irajá, o segundo colocado na cidade.
A PREFEITA SABE O QUE É MELHOR
Na reunião com os pré-candidatos a vereador do PL em Gurupi na noite dessa quinta-feira, 25, o presidente regional do partido, senador Eduardo Gomes, disse que é a “própria prefeita [Josi Nunes, UB] que vai saber quem é o melhor nome para caminhar do lado dela para os próximos quatro anos”. Estavam lá os pré-candidatos a vice Carlos Barcelos e Adailton Fonseca, ambos do PL, e a Igreja Assembleia de Deus em peso, que também pretende indicar um nome para a escolha de Josi. Lembrando que a prefeita teve problema com seu vice nesta gestão. Ela e Gleydson Nato estão rompidos.
WANDERLEI PASSA DECISÃO PARA O REPUBLICANOS LOCAL
Com a colocação da pré-candidatura do empresário Francione Ribeiro pelo Republicanos em Palmeirópolis, os membros do partido foram nessa quinta-feira, 25, até uma praia onde o governador curte a temporada de férias, expuseram o cenário eleitoral da cidade e Wanderlei gravou um vídeo em que delegou aos membros locais da sigla a definição sobre os rumos nestas eleições municipais. Os republicanos estavam acompanhados do secretário estadual da Educação, Fábio Vaz, que é ex-prefeito de Palmeirópolis e, com os deputados estaduais Léo Barbosa e Valdemar Júnior, apoia a pré-candidatura do também empresário Wlisses Barros (PDT). “Cabe aos pré-candidatos a prefeito se reunir com vocês [membros da comissão local do Republicanos] e aquele que quiser ter o apoio da legenda precisa convencer primeiro o diretório municipal e nossos pré-candidatos a vereador”, sentenciou o governador no vídeo, sob os aplausos do grupo. Tudo indica que o partido de Wanderlei na cidade quer mesmo Wlisses.
OS APOIOS DE FRANCIONE
Do outro lado, Francione, recebido na terça-feira, 23, pelo governador, conta com o apoio do empresário Edson Reis — pai da dupla Henrique e Juliano –, dos senadores Eduardo Gomes (PL) e Dorinha Seabra Rezende (UB) e do deputado estadual Cleiton Cardoso (Republicanos).
SEMPRE FOI DO PT
O ex-prefeito de Porto Nacional Otoniel Andrade disse só ter encaminhado para um grupo de WhatsApp o card que recebeu que mostra o prefeito Ronivon Maciel (UB) com o presidente Lula e a ex-senadora Kátia Abreu, entre outros, como a coluna mostrou na quarta-feira, 24. A peça não faz parte da campanha de Ronivon, que disse se tratar de uma fake news. “Não estou entendendo por que a assessoria do prefeito e o próprio prefeito estão renegando o Partido dos Trabalhadores, porque, quando eu fui prefeito de Porto Nacional, o Ronivon foi eleito vereador pelo PT, foi eleito vice-prefeito do Joaquim Maia pelo PT, e agora fica dizendo que não é petista? Ele tem que assumir a identidade dele, e ele sempre foi do Partido dos Trabalhadores. Está renegando? É mentira eu dizer que ele é do PT? A vida inteira ele foi do PT. Eu sempre fui de partidos ligados à Arena [Aliança Renovadora Nacional, o partido que dava sustentação aos governos da ditadura militar], PDS, PFL… Eu nunca mudei a minha identidade, e ele [Ronivon] mostra que faz um governo sem identidade”, disparou.
É DO GOVERNO, NÃO DA PREFEITURA
Por falar em Porto Nacional, o pré-candidato a prefeito Antônio Andrade (Republicanos) gravou uma vídeo na Avenida Francisco Dantas e criticou a situação das obras de pavimentação, que estão paralisadas. “Olha a falta de respeito, a falta de planejamento por parte da prefeitura municipal”, atacou. Contudo, a campanha de Ronivon fez outro vídeo para dizer que a obra é do governo do Estado e não do município e, segundo a prefeitura, foi paralisada por falta de pagamento.
EM CARMOLÂNDIA
O Republicanos de Carmolândia vai homologar em convenção neste sábado, 27, a partir das 17 horas, a candidatura a prefeito de Lázaro Pereira, o Lázaro do Bena, em aliança com o PSDB. Será na Escola Estadual Bartolomeu da Silva. O vice só será definido neste sábado. Lázaro é o candidato do prefeito Neurivan Rodrigues (Republicanos).
APOSTA DO PL JOVEM, MARCOS JR DEFENDE BOLSA INTERNET
Aposta da juventude do PL, o pré-candidato a vereador de Palmas Marcos Júnior, de 21 anos, apresentou a proposta de criação da “Bolsa Internet” para ampliar as oportunidades de futuro para jovens de baixa renda e estudantes da rede pública. “A realidade atual exige que todos tenham acesso à internet, que se tornou uma ferramenta indispensável para educação e oportunidades profissionais. Muitos jovens de baixa renda estão sendo deixados para trás por não conseguirem acompanhar essa nova dinâmica”, defendeu Marcos Júnior durante reunião no Aureny 4 nessa quinta-feira, 25. Ele explicou que a proposta é um subsídio mensal de R$ 50 para garantir que esses jovens tenham acesso à internet, essencial para cursos on-line, vagas de emprego, capacitação profissional e inscrições em vestibulares e processos seletivos.
PCCR PARA A SAÚDE PALMAS
Outro pré-candidato a vereador da Capital, o médico Vinícius Pires (Republicanos) criticou em vídeo em suas redes sociais a falta do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) que valorize os profissionais da saúde. Dr. Vinicius defendeu que é preciso criar carreiras para que os profissionais não fiquem desestimulados a atuar no município. “Hoje nós não temos carreiras da saúde, nós temos um quadro geral em que os profissionais são analistas em saúde, não tem carreira própria. Isso desestimula muito, por quê? A maioria dos vencimentos desses profissionais é feito por gratificações e não por incorporação no salário deles. Então ele não vislumbra uma carreira onde vai crescendo a longo prazo”, explicou. O pré-candidato avisou que uma das suas prioridades, caso seja eleito, será a estruturação da carreira dos profissionais da saúde de Palmas. “É muito importante e válida a realização dos concursos públicos, mas esses concursos têm que ser feitos para uma carreira na saúde”, sustentou. Para ele, valorizar os profissionais é uma forma de melhorar cada vez mais o atendimento da saúde da Capital.