A Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan) fez um balanço nesta segunda-feira, 29, dos índices alcançados pelo Estado neste primeiro semestre. O Produto Interno Bruto (PIB) e a geração de empregos está entre os fatores exaltados pela gestão. “Os investimentos em infraestrutura rodoviária, logística de transporte, na atração de investidores e na captação de recursos são garantias de um futuro próspero e promissor a todos os tocantinenses. O Tocantins é uma grande potência econômica que gera oportunidades para os diversos setores da sociedade, atendendo desde os pequenos comerciantes até os grandes empresários”, argumentou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) em material enviado à imprensa.
BOAS PROJEÇÕES DO PIB
Apresentada pelo Banco do Brasil, a projeção de crescimento do PIB do Estado neste ano é de 4,1%, a segunda maior do Brasil, tendo ainda uma projeção da taxa de crescimento do PIB 2023 em 10,9%, a maior do país. Os números representam uma análise dos últimos resultados do PIB com a das projeções feitas por grandes instituições financeiras, que classificam o Tocantins como um dos três estados com a maior taxa de crescimento no país.
INCREMENTO DE NOVOS POSTOS DE TRABALHO
Outro dado é o do mercado de trabalho que segue aquecido no Tocantins. Nos cinco primeiros meses do ano de 2024, o Estado acumulou um total de 256.551 pessoas em emprego formal, ou seja, com carteira assinada. Quando comparado com maio do ano anterior, havia 243.765 pessoas em trabalho formal, um incremento de 12.786 novos postos de trabalho formalizados. O estoque de empregos formais, que são aqueles com vínculos ativos, vem crescendo a cada ano. Por exemplo, em janeiro de 2021, era de 206 mil; em dezembro de 2023, atingiu 251.292; e em maio de 2024, chegou a 256. 551. O rendimento médio também cresceu, de R$ 2.498 para R$ 2.549, na comparação entre os primeiros trimestres de 2024 e 2023.
Confira os números destacados pela gestão: