O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado (Aleto), na sexta-feira, 16, o projeto de lei que institui o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual, conforme antecipou ao participar da festividade. Conforme o texto, a data celebrada anualmente no dia 15 de agosto é uma das mais relevantes manifestações de fé no Estado, atraindo fiéis de diversas regiões do Tocantins para as cidades que recebem a celebração religiosa.
SIGNIFICATIVA INTEGRAÇÃO SOCIOCULTURAL
Em sua justificativa, Wanderlei Barbosa ressaltou a importância cultural da data. “É uma celebração de significativa integração sociocultural, que, além de seu valor espiritual, se mostra uma ferramenta essencial para o fortalecimento da identidade regional e o desenvolvimento social das comunidades envolvidas”, afirmou o governador.
PROMOÇÃO DO TURISMO
Além do reconhecimento cultural, a proposta visa promover o turismo religioso, visto como impulsionador do desenvolvimento econômico e social para os moradores das cidades impactadas. Portanto, a iniciativa reforça o compromisso do governo do Tocantins em promover a integração sociocultural e o desenvolvimento das comunidades locais.
MATÉRIA URGENTE
O governador pediu urgência na tramitação do projeto, conforme disposto no artigo 28 da Constituição Estadual, para que a nova legislação possa entrar em vigor o quanto antes.
SENHOR DO BONFIM
Maior manifestação religiosa do Tocantins, a Romaria do Senhor do Bonfim é celebrada nos municípios tocantinenses de Natividade, Tabocão, Araguacema e Taguatinga. O ponto alto da festividade ocorre no dia 15 de agosto, quando reúne milhares de fiéis que buscam renovar a fé e manifestar a sua devoção pelas graças alcançadas durante os festejos do Senhor do Bonfim.