A assessoria jurídica da coligação “União de Verdade”, de Janad Valcari, informou ter acionado a Justiça nessa quarta-feira, 18, para impedir a circulação e punir os responsáveis pela circulação de áudios supostamente com utilização de Inteligência Artificial (IA) para simular a voz da candidata do PL. Conforme a campanha, um dos materiais indica uma ameaça da liberal a Júnior Geo (PSDB), adversário no pleito; e a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). “Ninguém me viu ofendendo adversários. Tenho feito uma campanha limpa e alegre. Sou crítica da gestão, mas não a ponto de ameaçar”, garantiu Janad.
AMEAÇA À DEMOCRACIA
Os advogados da campanha lembram que a Justiça Eleitoral foi cuidadosa ao estabelecer a proibição do uso de Inteligência Artificial, as chamadas deep fakes, que alteram vozes e imagens. Segundo o coordenador jurídico, Leandro Manzano, todas as providências serão tomadas para garantir que a verdade prevaleça e que os responsáveis pela montagem grosseira sejam punidos. “O uso da inteligência artificial para prejudicar os adversários é uma ameaça à democracia e deve ser duramente combatida”, finalizou o advogado.
VITÓRIAS NA JUSTIÇA CONTRA ADVERSÁRIOS
A coligação “União de Verdade” também divulgou ter conseguido liminar para fazer com que Júnior Geo deixe de impulsionar uma publicação nas redes sociais em que sugere que Janad Valcari “não tem conhecimento de gestão”. Outra decisão, contra Eduardo Siqueira Campos (Podemos), já determina a imediata suspensão de propaganda em que emitiu parte dos dados de uma pesquisa eleitoral.