Quatro municípios tocantinenses irão receber apoio da Força Federal para a garantia da segurança das eleições municipais, marcada 6 de outubro. São eles Tocantínia, Pedro Afonso, Itacajá e Goiatins, todos com aldeias indígenas no território. A ação foi aprovada por unanimidade durante a sessão administrativa desta terça-feira, 24, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
PEDIDO DO TRE
Os ministros da Corte deferiram requerimentos já aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), assim como os documentos de outros 11 estados, aprovados pelos seus respectivos regionais. “Como a Justiça Eleitoral do Tocantins vem fazendo, esse é mais um passo importante que assegura os direitos dos nossos povos originários”, afirmou o desembargador João Rigo Guimarães, presidente do TRE.
ÁREAS INDÍGENAS
Os territórios indígenas que necessitam do apoio da Força Federal são a Aldeia Funil, Aldeia Porteira, Aldeia Brejo Comprido, Aldeia Rio Sono, Aldeia Brupre e o Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix) Warã, todos em Tocantínia, município da 5ª Zona Eleitoral de Miracema do Tocantins.
OUTRAS ALDEIAS
Na 23ª ZE de Pedro Afonso, o apoio foi solicitado para a Aldeia Lajeado. Na região, que abriga uma seção eleitoral, também votarão indígenas das aldeias Santo Antônio, Olho D’água e São José. Para a 32ª ZE de Goiatins, o requerimento para a participação da Força Federal é para as aldeias Pedra Branca, Cachoeira e Rio Vermelho. Já na 33ª ZE de Itacajá, o apoio irá para as aldeias Manoel Alves Pequeno, Santa Cruz e Galheiros.