A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), divulgou vídeo no início da tarde desta sexta-feira, 4, para comentar os episódios de relatos de turbidez e mau cheiro na distribuição da água. A gestora reforça todos os pontos já destacados na nota oficial – análises demonstram regularidade e acompanhamento contínuo da situação -, mas também reserva parte do pronunciamento para questionar possíveis fatores políticos da repercussão. “Nas últimas horas, muita informação desencontrada, oportunista e que demonstra profundo desconhecimento da legislação está sendo publicada”, avisou.
O QUE FALTA, COMPETÊNCIA, CORAGEM OU VONTADE?
Cinthia Ribeiro questiona especificamente o Palácio Araguaia, que montou um grupo de trabalho para acompanhar a situação do saneamento da Capital. A prefeita questiona porque o ente não atua na área em que é competente. “Por má-fé ou desconhecimento, ou os dois juntos, o governo do Tocantins não está fazendo a defesa do cidadão no que lhe compete. O governo, no contrato com a BRK, faz a regulação econômica e tarifária, e Palmas paga uma das tarifas mais caras do Brasil. Então, pergunto ao governador [Wanderlei Barbosa, Republicanos], o que falta para ser feito? Competência, coragem ou vontade? Se eu fosse governadora, já teria feito”, provoca.
RESCISÃO NÃO É DESCARTADA
Por fim, a gestora garante que o município acompanha o caso e que não descarta rescindir a concessão à BRK Ambiental. “Em relação a prestação do serviço, ´´e da Prefeitura de Palmas, e reafirmo que estamos trabalhando na defesa do cidadão para apurar e cobrar dos responsáveis eventuais irregularidades, sob pena, inclusive, de rescisão do contrato com a companhia de abastecimento, se o caso assim pedir”, afirma.
Confira o vídeo: