Para além de ter o Republicanos como o maior vencedor das eleições municipais, o governador Wanderlei Barbosa também contará a partir de 2025 com um amplo número de prefeitos filiados à base aliados. Os partidos governistas fizeram gestores em 121 dos 139 municípios (87,05%). O número pode ampliar caso Janad Valcari (PL) vença Eduardo Siqueira Campos (Podemos) no 2º turno em Palmas e assim que for definido o pleito de Figueirópolis, já que José Fontoura (Republicanos) venceu, mas está com os votos sub judice.
BASE GOVERNISTA
A Coluna do CT considerou partidos da base do governo próprio Republicanos, que fez 56 prefeitos; o União Brasil (UB), que elegeu 37; o Progressistas (15) e o Partido Democrático Trabalhista (8). O Partido Liberal (3) também foi contabilizado como aliado. Apesar de adversários em 2022, os liberais se aproximaram do governador após as eleições. Completam a lista o Agir (1) e o Solidariedade (1).
OPOSIÇÃO
Dos opositores do Palácio Araguaia que fizeram prefeitos, o Partido Social Democrátido (PSD) foi o que teve o melhor desempenho em 2024, com seis prefeitos eleitos. A sigla é presidida pelo principal desafeto de Wanderlei Barbosa, o senador Irajá Silvestre. Também garantiram prefeituras o Movimento Democrático Brasileiro (4), o Partido dos Trabalhadores (3), o Partido da Social Democracia Brasileira (2) e o Partido Socialista Brasileiro (1). Juntos, as siglas fizeram 16 Paços.