Neste mês de outubro, o Centro de Castração Municipal de Araguaína completa quatro anos de serviços prestados à população e um total de 5.064 cirurgias realizadas em cães e gatos. Inaugurado em 2020, o equipamento público também firmou importantes parcerias com a UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) e com ONGs (Organizações Não Governamentais) locais para garantir a saúde dos animais e controle populacional.
“Nossa evolução é significativa, não apenas nas técnicas operatórias e anestésicas, mas também na formação de futuros profissionais. Sem dúvida, o Centro de Castração desempenha um papel essencial para a saúde de milhares de animais em nossa cidade”, destaca Henrique Xisto, diretor do centro.
Formação acadêmica e parcerias
Além das cirurgias, o Centro de Castração de Araguaína também é um espaço de formação para os acadêmicos de Medicina Veterinária da UFNT. Os alunos têm a oportunidade de aprender técnicas cirúrgicas e de anestesia.
“A parceria com a universidade, com a Associação Protetora dos Animais de Araguaína e com o Instituto Mundo Animal (IMA) tem sido essencial para ampliar o atendimento a animais de rua e de famílias em vulnerabilidade social”, completa Henrique.
Atendimentos e parcerias para a comunidade
O serviço oferecido pelo Centro de Castração é gratuito e voltado para a população de baixa renda, que pode solicitar o procedimento por meio dos Agentes de Combate a Endemias (ACE).
Durante as visitas dos agentes às residências, os tutores podem informar sobre o desejo de castrar seus animais, sendo inseridos em uma lista de espera organizada cronologicamente. Além das castrações, o centro promove campanhas de vacinação antirrábica, ampliando os benefícios oferecidos à comunidade. (Da assessoria de imprensa)