GOMES AVISA QUE QUER PALÁCIO
O final das eleições de 2024 já pariu as de 2026. O senador Eduardo Gomes (PL), ao microfone, após a confirmação da derrota de Janad Valcari (PL), avisou aos amigos, familiares e aliados que está colocando seu nome para a disputa do governo do Tocantins. Em seguida, foi até a chácara do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), em Taquaruçu, para também comunicá-lo de sua decisão.
ENTREGA DE LAUREZ O FEZ OPÇÃO COM EDUARDO
Ao se entregar totalmente à campanha vitoriosa de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) em Palmas, o vice-governador Laurez Moreira (PDT) se coloca como grande opção para 2026 nesse novo grupo político que está se formando, que conta ainda com nomes como os deputados estaduais Gutierres Torquato (PDT) e Jair Farias (UB), o vereador eleito e ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), o ex-prefeito Raul Filho e muitos líderes do interior que já são oposição ao Palácio ou que saíram das eleições muito insatisfeitos com o governador Wanderlei. E não foram poucos.
DORINHA, O NOME QUE COMEÇA MAIS CONSOLIDADO
Ainda há a senadora Dorinha Seabra Rezende, a maior vencedora pessoal dessas eleições municipais, cujo partido, o União Brasil, vai governar quase 600 mil dos 1,5 milhão de tocantinenses a partir de 2025. Fora os prefeitos de outras legendas eleitos com forte apoio de Dorinha. Além disso, a senadora estará no meio de seu mandato, portanto, não terá nada a perder. Desses três nomes, o de Dorinha é o que começa a corrida sucessória de 2026 mais consolidado. Claro, por debaixo dessa ponte tem um oceano para passar, e é preciso considerar se o roteirista do Tocantins não vai aprontar. Ele sempre faz das dele antes das eleições estaduais.
A ALEGRIA DE CLAYTON PAULO
Um prefeito do interior que não esconde a felicidade da vitória de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) em Palmas é o de Nazaré, Clayton Paulo (PSD). Assim que confirmado o encerramento da apuração da Capital, Clayton ligou um aparelho de som sobre o ombro e passou a gritar: “Tchau, Pisadinha”, apelido jocoso dado pelos adversários a Janad Valcari (PL). Em Nazaré, o prefeito também enfrentou a força do Palácio em sua campanha. O governador Wanderlei Barbosa foi duas vezes à cidade participar de eventos do adversário de Clayton, o padre Josimar (Republicanos). Mesmo assim, o prefeito foi reeleito com facilidade, com 64,66% contra 35,34% para o padre.
BOLSONAROS TAMBÉM FORAM DERROTADOS EM PALMAS
Ainda sobre os derrotados em Palmas, muitos leitores cobram da coluna a citação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da ex-primeira-dama Michelle, e outros agregados dos bolsonarismo, como a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), entre outros. Eles vieram duas vezes a Palmas em apoio a Janad Valcari, uma vez na pré-campanha e agora reta final. Além disso, o nome do casal estava em toda parte da campanha do PL. Está registrado.
VERITÁ/FIETO FOI A QUE CHEGOU MAIS PERTO
Sobre as pesquisas, dos que a coluna acompanhou, o instituto contratado pela Federação das Indústrias do Estado (Fieto) para o segundo turno, o Veritá, foi o que chegou mais próximo do resultado oficial do TSE. Eduardo Siqueira Campos obteve 53,03% dos votos e o instituto cravou 52,2% (na variação da margem de erro, de 49,1% a 55,3%). Janad fechou a eleição com 46,97% e o Veritá deu a ela 47,8% (de 44,3% a 51,9%). Certeira!
PERTO DE EDUARDO E LONGE DE JANAD
O Exata chegou ainda mais perto do percentual de Eduardo, de 53,03%, ao dar a ele 52,8% (de 49,7% a 55,9%). Mas ficou longe do resultado de Janad, de 46,97%, ao lhe dar apenas 36,8% (de 33,7% a 39,9%).
MALANDRAMENTE
A Quaest, divulgada à véspera do segundo turno, na noite de sábado, 26, deu 51% para Janad (de 48% a 54%) e 49% para Eduardo (de 46% a 52%). Tecnicamente, o resultado oficial — 53,03 para Eduardo e 46,97% para Eduardo — ficou fora da margem de erro, mas o pior é que a forma como foi divulgada a pesquisa parece embutir uma malandragem, insinuando uma frente numérica para a candidata do PL. Flutuando na margem de erro poderiam colocar qualquer um dos dois à frente, mas escolheram Janad. Foi acaso? Inclusive, o governador Wanderlei utilizou esse levantamento num vídeo, ainda no sábado à noite, para dizer que sua candidata estava à frente da disputa, o que, clara e tecnicamente, não era verdade.
E A TV ANHANGUERA AINDA PAGOU MAIS CARO
Para esse levantamento, a Quaest aumentou o número de entrevistados de 704 para 904, ou seja, 200 pessoas a mais foram ouvidas sexta-feira, 25, e sábado. A TV Anhanguera pagou mais caro por essa rodada. A primeira, do dia 15, custou R$ 59,4 mil e esta saiu por R$ 89.270.
MUITO LONGE DO OFICIAL
No primeiro turno, a Quaest ficou muito longe do resultado oficial do TSE. Previu 49% para Janad Valcari (PL) — variação de 46% a 52% na margem de erro — e ela teve 39,22% dos votos; e 35% para Eduardo Siqueira Campos (Podemos) — de 32% a 38% — e ele teve 32,42%, portanto, dentro do que anunciava o instituto. E, para Júnior Geo (PSDB), a Quaest cravou absurdos 16% — de 13% a 19% –, e o tucano obteve 27,99%.
EDUARDO VISITARÁ ALETO, CÂMARA E TCE
O prefeito eleito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) vai visitar nesta terça-feira, 29, a Câmara de Palmas e a Assembleia Legislativa. Ainda nesta semana ele deve ir ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e também enviar ofício ao Palácio pedindo audiência com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
SEM AVISAR
No entorno do prefeito eleito não caiu bem a postagem de Janad da ligação que ela fez a Eduardo para cumprimentá-lo pela vitória. Em si, o gesto foi visto como uma demonstração de elevado espírito democrático, mas o viva-voz e a gravação não foram comunicados ao prefeito, que soube disso somente quando o vídeo já estava publicado nas redes sociais. Ninguém por lá gostou disso.