O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, esteve na sede da pasta tocantinense (Semarh) em Palmas nesta segunda-feira, 28, para conhecer o programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) do Estado. O gestor foi recebido pelo titular da Semarh, Marcelo Lelis (PV). Na ocasião, equipes técnicas apresentaram o histórico da trajetória de implantação aos dias atuais, o arcabouço legal, arranjos e ações realizadas, os atores envolvidos, a estratégia de captação de recursos, negociação de créditos e pré-investimentos em tecnologias.
PIAUÍ É PRIMEIRO ESTADO A BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE REDD+ DO TOCANTINS
Com a visita, a comitiva reúne informações que serão referências na análise e escolha do modelo que será adaptado à sua jurisdição para a implementação do programa de redução de emissões de gases de efeito estufa por desmatamento e degradação. “É uma grande honra para nós recebermos a comitiva do Piauí. Esse é o primeiro estado a vir oficialmente conhecer nosso programa de REDD+. Tivemos uma manhã de debates extremamente produtivos, apresentando um panorama da trajetória de implantação do nosso modelo jurisdicional, destacando os arranjos, as medidas adotadas, arranjos que viabilizaram a negociação e o pré-investimento em estrutura e tecnologias, colocando nossa experiência à disposição do Piauí, que está iniciando seus projetos nessa área”, pontuou Marcelo Lelis.
COLABORAÇÃO ENTRE ESTADOS
Com a equipe técnica, o presidente da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), Aleandro Lacerda, apresentou a estrutura que viabilizou a formalização da oportunidade de negócios e ao final também expressou satisfação com a colaboração entre os estados, destacando a disposição do Tocantins em compartilhar as iniciativas do órgão e da Sociedade de Propósito Específico (SPE) Tocantins Carbono voltadas para o desenvolvimento sustentável.
BEM RECEPCIONADO
O secretário do Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, reforçou o valor da troca de conhecimentos com o Tocantins. “Estamos muito felizes pela recepção calorosa e pela oportunidade de aprender com o exemplo do Tocantins. Anteriormente estivemos também conhecendo o modelo do estado do Pará. Nosso objetivo é alinhar desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, uma meta que une nossos estados em uma parceria federativa em prol do meio ambiente do Brasil e do mundo”, afirmou.