Encerrado o segundo turno das eleições em Palmas, o Republicanos do Tocantins – presidido pelo governador Wanderlei Barbosa – destacou o desempenho da sigla em 2024. Com vitória em 56 dos 139 municípios, o tocantinense foi o quinto entre os gestores estaduais que mais elegeram prefeitos, proporcionalmente, no País (40,29%), à frente de nomes como Ronaldo Caiado (UB), de Goiás (39%); e Jerônimo Rodrigues (PT), da Bahia (12%). Em números absolutos, a direção tocantinense ficou em nono lugar.
TOCANTINS REPRESENTA 12,7% DOS PREFEITOS ELEITOS DOS REPUBLICANOS
Em relação ao desempenho dentro do próprio partido, Wanderlei Barbosa elegeu 12,7% de todos os prefeitos do Republicanos no Brasil, ficando em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo, com 18,6%.
DESEMPENHO QUE PRECISA SER COMEMORADO
Wanderlei Barbosa exaltou o desempenho do Republicanos no Tocantins. “Esses números nos deixam extremamente orgulhosos, pois saímos de apenas um prefeito em 2020 para 56 em 2024. E isso precisa ser comemorado. Sem falar das prefeituras em que tivemos o vice-prefeito ou que apoiamos, além dos mais de 300 vereadores que elegemos. Nossa base finaliza esse processo extremamente fortalecida”, avaliou o governador.
APESAR DO BOM DESEMPENHO PARTIDÁRIO, WANDERLEI SOFREU GRANDES DERROTAS PESSOAIS
Apesar do bom desempenho em números, o governador Wanderlei Barbosa, pessoalmente perdeu em todas as cidades em que mais se dedicou em prol de correligionários e aliados. É possível listar: em Palmas, com Janad Valcari (PL), em Araguaína, com Jorge Frederico (Republicanos); em Porto Nacional, com Toinho Andrade (Republicanos); em Paraíso, com Osires Damaso (Republicanos); o cunhado Goianyr Barbosa (Republicanos) em Almas, a tia dele, Deuseny Batista (UB), de Novo Acordo; com Padre Josimar (Republicanos) em Nazaré; e com Márcio Capivara (Republicanos) em Santa Fé do Araguaia. .
BASE ALIADA
O Republicanos também destaca a consolidação alianças importantes, elegendo vários vice-prefeitos em coligação com outros partidos da base governista. É destacado, entre esses vices, José Nagru, que compôs a chapa em Colinas ao lado de Kasarin (União Brasil); Divino José, em Araguaçu, que uniu forças com Jarbas Ribeiro (PL); e Rosilene, em Cristalândia, na chapa com Big Jow (UB).
BASE ALIADA GARANTE 115 DOS 139 MUNICÍPIOS
A avaliação é que o governador Wanderlei Barbosa passa a contar com uma rede de apoio em 115 dos 139 municípios do Tocantins, totalizando mais de 84% das cidades do estado. A base aliada inclui o próprio Republicanos com 56 prefeitos, o União Brasil (37), Progressistas (15), MDB (4) e PL (3). Partidos adicionais, como Agir e Solidariedade, também compõem o conjunto de forças que apoiam o governo estadual.